Assembleia ampliada do Corede define projetos nesta segunda-feira


Publicado em 18/08/2019 18:39 Atualizado em 19/08/2019 06:28 Região   REUNIÃO Fonte: Assessoria de Imprensa

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realiza nesta segunda-feira (19), às 8h30min, uma assembleia regional ampliada para definir os últimos detalhes do processo de Consulta Popular na região. O encontro ocorre na sala 101 da Unisc e vai reunir os integrantes da entidade nos municípios do Centro-Serra e no Vale do Rio Pardo.

Nesta terceira etapa, serão definidos os projetos que irão para a cédula de votação e critérios de distribuição de recursos entre os municípios. A Consulta Popular será nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em todo o Estado, e, a exemplo de anos anteriores, a votação será em três modalidades: on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br; através do aplicativo off-line (forma de voto coletada por dispositivos móveis sem acesso à internet) e por SMS (mensagem de texto / torpedo). Para votar, o cidadão precisa ter título de eleitor, podendo votar somente uma única vez.

Nesta quinta-feira, dia 15, foram realizadas duas assembleias microrregionais, uma em Sobradinho, na sala de reuniões da Prefeitura, e a outra na Unisc, em Santa Cruz do Sul, quando as duas microrregiões definiram os seus cinco projetos a serem encaminhados à assembleia. As duas regiões escolheram apenas um projeto cada que não seja uma prioridade comum. “Estamos caminhando de forma bem tranquila para definirmos os projetos prioritário e a próxima etapa será a sensibilização das comunidades para que votem na Consulta Popular, em setembro”, destaca o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry.

O Centro-Serra optou pela inclusão do Programa Gestão Sustentável do Solo, enquanto que o Baixo Vale do Rio Pardo incluiu o projeto Desenvolvimento e inovação tecnológica da região. Dos cinco projetos da cédula, os dois mais votados irão receber dividir o valor de R$ 742.857,14 será destinado à região no processo de Consulta Popular deste ano.

Projetos em comum das duas microrregionais

3 - Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar

5 - Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo

10 - Fomento a agroecologia e a produção orgânica

11 - Educação ambiental

Projeto prioritário do Centro-Serra

9 - Programa Gestão Sustentável do Solo

Projeto prioritário do baixo Vale do Rio Pardo

6 - Desenvolvimento e inovação tecnológica da região

PortalArauto
Microrregional em Santa Cruz definiu projetos do baixo Vale do Rio Pardo (Foto: Divulgação)










Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB New