compartilhe >>

Fogo simbólico chega nesta segunda-feira em Santa Cruz do Sul


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 17/08/2019 08:56
Atualizado 17/08/2019 08:59

Geral   PATRIOTISMO

Na próxima segunda-feira (19), Santa Cruz do Sul entra na rota da 82ª Trilha do Fogo Simbólico da Pátria. A chama, vinda do município de Venâncio Aires, vem trazida pela Liga de Defesa Nacional (LDN) e será recebida por autoridades civis e militares no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, às 10h30min. No local, após o ato oficial de entrega ao prefeito para acendimento da pira, o fogo ficará guarnecido até o dia 1º de setembro, quando será levado para o Shopping Santa Cruz, onde será realizada a abertura da Semana da Pátria.

Ao chegar na cidade, junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, na RSC 287, irão unir-se aos membros da LDN, representantes da comissão organizadora da Semana da Pátria e batedores, que farão a escolta da centelha até o quartel. Depois a chama seguirá para Candelária e até o dia 30 de agosto deverá ter percorrido todos os municípios do Estado. Este ano a corrida teve início em 17 de agosto, no Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, no município de Osório, onde foi gerada a pira.

As comemorações da Independência do Brasil têm como tema nacional em 2019, a Bandeira Nacional, como tema estadual o Parque Nacional Histórico Marechal Manoel Osório, e como tema municipal, os Símbolos de Santa Cruz do Sul. Já a homenagem do município nesta edição é para uma de suas filhas mais ilustres: a professora Elisa Gil Borowski, idealizadora e uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e compositora do Hino de Santa Cruz do Sul.

A comissão organizadora da Semana da Pátria é composta pelas seguintes entidades: Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro São Luiz, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul (2º BRBM), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

HISTÓRIA

Em 1937, um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul procurava um símbolo para representar o civismo do povo. O fogo foi escolhido por ser o elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional, que acrescentou a exigência do Fogo Simbólico da Pátria percorrer todo o território nacional. A 1ª Corrida do Fogo Simbólico ocorreu em 1938, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Esta é a 77ª Corrida do Fogo Simbólico.


Foto: Arquivo / Portal Arauto
A chama, vinda do município de Venâncio Aires será recebida por autoridades civis e militares no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, às 10h30min
A chama, vinda do município de Venâncio Aires será recebida por autoridades civis e militares no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, às 10h30min