compartilhe >>

Vereadores acolhem veto ao projeto que previa câmaras de segurança nas escolas


Publicado 12/08/2019 21:20
Atualizado 12/08/2019 22:37

Política   LEGISLATIVO

Os vereadores de Santa Cruz acolheram o veto do Executivo ao projeto do vereador Alex Knak (MDB), que torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento e segurança em escolas públicas municipais e seu entorno. A votação dividiu o plenário. No empate em 8 a 8, o projeto teve o voto de minerva pelo acolhimento, do vereador Gerson Trevisan (PSDB),  que assumiu a liderança da mesa do legislativo, devido a licença da presidente Bruna Molz.

A demanda, aprovada pelos vereadores por unanimidade em junho deste ano, tinha parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do Jurídico da Câmara.

O projeto previa que cada unidade escolar deveria instalar, no mínimo, duas câmeras que registram permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas. Para isso, seria considerado o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, além das características territoriais e dimensões da instituição. O equipamento deveria apresentar recurso de gravação de imagens, armazenadas por período estabelecido em regulamentação própria. 

De acordo com o vereador Alex Knak, o projeto prevê a segurança das crianças, adolescentes e servidores que trabalham nas escolas e creches municipais. "É preciso investir mais na educação e esse projeto surgiu justamente após alguns episódios de violência em frente às escolas. Vou reapresentá-lo no próximo ano, principalmente por atender aos anseios da comunidade, que pede uma solução", ressalta. 

Como votaram os vereadores:

Acolhimento do veto: Licerio Agnes (PP), André Scheibler (SD), Solange Finger (SD), Alceu Crestani (PSDB), Ari Thessing (PT),  Elstor Dessbessel (PTB) e Francisco Carlos Smidt (PTB), Guiomar Rossini (suplente PTB)

Rejeição do veto: Zé Abreu (PTB), Mathias Bertram (PTB), Alberto Heck (PT), Alex Knak (MDB), Hildo Ney Caspary (PP), Bruno Cesar Faller (PDT), Edgar Hermany (PP), Luizinho Ruas (PTB)


Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
Vereadores acolhem veto ao projeto que previa câmaras de segurança nas escolas