compartilhe >>

Rio Pardo forma 140 alunos soldados da Brigada Militar


Publicado 02/08/2019 20:20
Atualizado 02/08/2019 20:54

Polícia Vídeos   MAIS SEGURANÇA

O Rio Grande do Sul forma neste início de segundo semestre do ano, 507 alunos soldados da Brigada Militar. Apenas do Centro de Ensino Regional, em Rio Pardo, saem 140 novos policiais militares, que reforçarão a segurança do Estado. A expectativa é de que parte do grupo integre o efetivo do Vale do Rio Pardo. A formatura dos 140 soldados ocorreu na tarde desta sexta-feira (2), no Ginásio Paulo de Cezar Castro, em Rio Pardo.

Inicialmente, até que não sejam direcionados a cidades específicas, 60 soldados irão atuar em Santa Cruz do Sul, 20 em Cachoeira do Sul e 60 em Rio Pardo. Dos 140 formandos, 110 são homens e 30 mulheres.

 A cerimônia de formatura contou com a presença de autoridades como o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior; subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade; chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra; comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis; oficiais e praças do comando, autoridades civis e militares.

Durante a formatura, o coronel Reis destacou a importância do evento e aproveitou para parabenizar o trabalho exemplar realizado pela Brigada Militar. Além disso, ressaltou os perigos da profissão e falou sobre os recentes casos de policiais mortos durante o trabalho. Ainda conforme ele, os policiais realizam um trabalho difícil, mas não abrem mão de proteger a comunidade. 

LEIA AINDA: Nem a distância impediu um sonho: ser policial militar

SOBRE O CURSO

O curso, com duração de nove meses, teve início no dia 12 de novembro de 2018 e contou com aulas práticas e teóricas. Nos meses de junho e julho foi realizado pelos alunos o estágio operacional. Por meio dele, exerceram suas funções em diferentes cidades do Vale do Rio Pardo. 

Foram cumpridas 1.675 horas-aulas, englobando conhecimentos específicos da atividade policial-militar e disciplinas como direito penal, direito penal militar, processo penal militar, sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, defesa pessoal, medicina legal, policiamento ostensivo, saúde física, entre outras. 

Dentre os destaques do curso está Edimilson Luis de Oliveira, com média 9,83. Ele conquistou o primeiro lugar dentre os cursos realizados no Rio Grande do Sul. Também se destacou Felipe Fritzen Baz, com média 9,77 e Jéssica Florence de Moraes, com média final 9,75. Jéssica foi classificada como a primeira colocada dentre as policiais femininas dos cursos realizados no estado. 

Confira o calendário das próximas formaturas:

3 de agosto
10h – Pelotas
16h30 – Lajeado

6 de agosto
15h – Caxias do Sul

7 de agosto
15h – Bento Gonçalves
16h – Uruguaiana

8 de agosto
15h – Igrejinha
16h – Bagé

9 de agosto
9h – Osório
10h – Frederico Westphalen
16h – Santana do Livramento
16h – Três Passos

10 de agosto
10h – Santa Rosa
15h – Santo Ângelo