compartilhe >>

Como se fossem gêmeas


Publicado 26/07/2019 08:00
Atualizado 26/07/2019 08:07

Geral Vídeos   DIA DOS AVÓS

Quando uma está de frente para a outra é como se houvesse um grande espelho. Os cinquenta e dois anos que separam Nelsi Teloeken e a neta Mylena Gehrke parecem imperceptíveis. Afinal, por dentro, são iguais. São parecidas não apenas quando colocam o mesmo vestido de frida para a Oktoberfest ou quando optam pela mesma cor de batom. As duas são semelhantes quando iniciam uma conversa, quando aconselham ou quando relembram uma cena engraçada e não conseguem parar de rir.

Na casa de Nelsi, que faz questão de dizer o quanto ama todos os outros quatro netos também, há fotos de Mylena por toda parte. Há, principalmente, os registros de quando ela foi princesa da 33ª Oktoberfest. Foi a avó que a incentivou a tentar novamente. Ela sabia a intensidade do sonho da neta e sabia também que se ela acreditasse, conseguiria. Quando Mylena foi coroada, na noite de 7 de maio de 2017, lá estava Nelsi, com os olhos azuis brilhando de emoção pela neta, comemorando dentro de seu coração com Gilberto Lauro Teloeken, avô de Mylena, que mora ao lado de Deus desde 2001.

A emoção pela vitória da neta como soberana se explica. O amor pela Festa da Alegria foi algo passado de geração para geração. Desde cedo, as duas compartilhavam momentos dentro do Parque da Oktoberfest, prestigiavam as bandinhas e juntas cantavam em alemão. Depois que Mylena cresceu, surgiu outro momento inesquecível para que juntas compartilhassem: as madrugadas no Pavilhão Central. “Eu tenho a chave da Oktoberfest”, brincou Nelsi. A neta conta que, inclusive, a avó já chegou a dormir com o traje de frida, pois não conseguiu tirar.

Além da Festa da Alegria, avó e neta, de 78 e 26 anos, gostam de trocar ideias sobre roupas, maquiagem e acessórios. Estetacosmetologa, Mylena utiliza seu conhecimento para cuidar da pele da avó e lhe passar as melhores dicas. “Ela me liga para perguntar qual sapato coloca com o vestido verde. E eu digo: Nude, né, vó!”, conta. E a avó é vaidosa. “Pega aquele batom vermelho, porque ele aparece mais”, disse ela durante a entrevista.

Os momentos que vive com a avó, são os mais especiais. “Ela é tudo e mais um pouco em minha vida. Ela é minha parceira, minha melhor amiga. Ela me ensinou o que é o amor verdadeiro”, resume. Quando chegam as terças-feiras, dia de comer cless com Nelsi, Mylena reflete sobre o quanto é feliz ao valorizar sua família. “Que benção tem aquele neto ou neta quem tem a sua vó no caminho. Os conselhos de minha avó sempre estão certos. Valorize quem cuidou e deu a vida para você. As avós e avôs têm histórias e nos ajudam a amadurecer. O conforto encontramos nos braços deles”, diz.