compartilhe >>

Bebê engasgado: saiba o que fazer no Arauto Saúde desta semana


Publicado 13/07/2019 09:34
Atualizado 13/07/2019 09:40

Geral Arauto Saúde   ATENÇÃO PAIS

Qual o pai ou a mãe que nunca se desesperou ao ver seu bebê se engasgar? O incidente é mais comum do que muitos pensam e pode representar riscos graves se o socorro não for rápido e realizado de maneira efetiva. Para o Corpo de Bombeiros, ligações para pedir socorro deste tipo já fazem parte da rotina e os profissionais estão preparados para passar as devidas orientações.

No Arauto Saúde desta semana, o soldado Felipe Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, explica por que o engasgamento ocorre, principalmente em récemnascidos, e qual é a forma de socorrer o bebê. Segundo ele, o engasgamento acontece principalmente com bebês de poucos dias, pois eles ainda não têm a sua deglutição. “Eles ainda não sabem engolir o leite. Estão aprendendo”, reforça. Como os bebês não falam, o primeiro sinal que vão demonstrar, ao se engasgar, é de não conseguir respirar. “O bebê vai tentar tossir e não vai conseguir, pois a glote (uma espécie de tampa da garganta) estará fechada, não deixando-o engolir e nem dar passagem ao ar”, esclarece.

COMO SOCORRER?

Primeiramente, é preciso ter calma. “Assim que o pai, a mãe ou a pessoa que está do outro lado da linha se acalmar, explicaremos o passo a passo”, relata. Ao receber a confirmação de que o bebê de fato engasgou, o adulto, preferencialmente sentado, colocará o bebê no seu antebraço, com a cabeça virada para baixo. Com os dois dedos (indicador e médio) no queixo da criança, abrirá a boca. Nesta posição o leite já deverá ir descendo. Com a criança em cima do braço, apoiada em cima da perna, bata de forma mediana, cinco vezes com a parte inferior da mão (próximo ao punho), entre as escápulas do bebê. Oliveira revela que normalmente nessas cinco ações o bebê já faz com que o leite seja expelido. Caso isso não ocorra, troque de braço. “Agora, com o rosto do bebê para cima, comprima com os dedos indicador e médio no centro do peito. “Serão cinco compressões medianas”, salienta.

CUIDADOS

Na hora de amamentar, a criança deve estar com a cabeça mais alta e o corpo mais baixo. “Se o bebê está sugando rápido, com muita fome, tire-o do seio, aguarde um pouco e coloque-o de novo”, orienta. “Deixe sempre a cabeça mais alta e o rosto virado para o peito da mãe”, completa.

Confira a entrevista completa


Foto: Leticia Dhiel / Portal Arauto
Soldado Felipe Oliveira é o entrevistado desta semana
Soldado Felipe Oliveira é o entrevistado desta semana

Foto: Divulgação
 Oliveira revela que normalmente nessas cinco ações o bebê já faz com que o leite seja expelido
Oliveira revela que normalmente nessas cinco ações o bebê já faz com que o leite seja expelido