Saiba como é feita a inspeção dos produtos de origem animal em Santa Cruz


Publicado em 08/07/2019 09:00 Atualizado em 08/07/2019 09:19 Geral Vídeos Arauto atualidades   ARAUTO ATUALIDADES Fonte: Portal Arauto

Garantir que produtos de origem animal cheguem com qualidade aos supermercados é o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Cruz do Sul. O Arauto Atualidades de hoje entrevista o coordenador do local, Jorge Antônio Loebens, que explica como é feito este trabalho de fiscalização nas 19 empresas registradas no município.

Ele comenta que a Lei Federal 1283, de 18 de dezembro de 1950, prevê a obrigatoriedade de inspeção previa em produtos de origem animal para garantir que estes produtos não ofereçam riscos à saúde do consumidor. "Somos entre sete veterinários e quatro agentes de inspeção. Atuamos com inspeção permanente em abatedouros e inspeção periódica em empresas com processo de embutidos, laticínios, mel, ovos e envoltórios naturais", fala. 

Loebens ainda salienta que Santa Cruz do Sul tem cinco empresas com o selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permite a comercialização dos produtos em todo o país. As demais, possuem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que libera a comercialização apenas em Santa Cruz. 

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Dentre as empresas com o SIM, está uma granja produtora de ovos coloniais (Foto: divulgação)










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