compartilhe >>

Agentes passarão a atuar no combate à dengue no turno da noite


Publicado 12/06/2019 18:22
Atualizado 12/06/2019 19:56

Geral   PREVENÇÃO

Com os 14 casos confirmados de dengue em Santa Cruz, a Secretaria da Saúde tem realizado uma série de ações para evitar que novos casos sejam registrados, já que a situação é de alerta no município.

Como há um grande número de pessoas que não está em casa durante as ações dos agentes de endemias e de saúde, esses profissionais também passarão a atuar nas áreas de bloqueio até as 20h. A atuação ocorre em locais específicos mediante agendamento com o proprietário do imóvel.

De acordo com o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, nesta quarta-feira, foram incluídas no raio de risco a Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova, no Bairro Castelo Branco, além da Escola Municipal Harmonia, no Bairro Santa Vitória. Em relação à escola Harmonia, será realizada nesta quinta-feira (13), às 19h, uma reunião com os pais para que a Prefeitura possa passar as orientações diante da situação. 

LEIA MAIS: Secretaria da Saúde reforça alerta para cuidados em relação à dengue

AÇÕES DA PREFEITURA

O secretário explica que a Prefeitura também irá realizar treinamentos e um trabalho de orientação em empresas privadas. Nesta quinta-feira (13), por exemplo, às 13h30min, a iniciativa irá ocorrer na Dupont Nestlé. Além disso, todas as escolas municipais e estaduais que estão na área de risco recebem treinamentos e ações com alunos, professores, pais e responsáveis. As escolas particulares e Emeis privadas  são orientadas a repetirem ações de compra de repelentes. Cemitérios particulares chegaram a ser notificados e a Saúde também vai realizar trabalho de orientação nas escolas São Luís e Colégio Dom Alberto.

Na manhã desta quarta-feira (12) foram realizadas reuniões com os hospitais para alinhamento de fluxo, bem como, para tornar as notificações em tempo real: "Sempre que um paciente com sintomos surgir, nós vamos ter identificação  e para fazer o bloqueio da área onde mora o paciente suspeito. A partir disso, iniciaremos uma série de ações por parte da Secretaria de Saúde".

"Estamos intensificando as ações de conscientização, mas de nada adianta o Poder Público fazer essa série de ações se a população não colaborar. Qualquer sintoma relacionado à doença o paciente deve buscar atendimento para relatar a um médico e iniciar o tratamento. Os sintomas da dengue, gripe e leptospirose são muito parecidos e por isso orientamos evitar audomedicação".

- Secretário de Saúde Régis de Oliveira Júnior

 

NOVA FORÇA-TAREFA

Na tarde de hoje, o secretário de Saúde esteve reunido com o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado que confirmou o apoio a uma nova força-tarefa que ocorrerá de uma forma diferente. Desta vez, as ações serão realizadas no Bairro Avenida e será repetida a ação no Bairro Universitário. A concentração será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder.


Foto: Secretaria da Comunicação de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Combate ao mosquito da dengue tem sido constante no município
Combate ao mosquito da dengue tem sido constante no município