compartilhe >>

Secretaria da Saúde reforça alerta para cuidados em relação à dengue


Publicado 12/06/2019 12:53
Atualizado 12/06/2019 13:03

Geral   SANTA CRUZ

A mobilização para evitar novos casos de dengue em Santa Cruz tem sido intensa. Até o momento, o município tem 14 casos confirmados da doença neste ano. No entanto, casos de leptospirose também têm preocupado a Secretaria da Saúde. Já são 22 casos de leptospirose e um óbito confirmados em Santa Cruz.

Segundo o secretário da pasta, Régis de Oliveira Júnior, houve um crescimento significativo no número de notificações em relação à dengue e por conta de um dos pacientes morar no Bairro Vila Nova, a Emei Vila Nova passou a fazer parte do raio de risco: "Nós estamos hoje já distribuindo as autorizações e disponibilizando os repelentes às crianças na Emei Vila Nova".

O secretário destaca que o Município vive um momento preocupante em relação principalmente em relação à degue e, em função disso, uma série de ações estão sendo realizadas. A intenção é organizar para os próximos dias uma nova força-tarefa diante dos casos significativos. "Está sendo feita a revisão de prédios públicos para cumprir com o nosso dever de casa, mas a população também precisa estar atenta e manter os terrenos limpos", observa.

CUIDADOS COM A DENGUE

- Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
- Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas;
- Guardar pneus em locais cobertos;
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
- Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água;
- Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
- Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
- Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
- Guardar baldes com a boca virada para baixo;
- Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;
- Manter limpas as piscinas;
- Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos.

O QUE É A LEPTOSPIROSE?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

 


Foto: EBC/ Divulgação
Já são 14 casos confirmados de dengue em Santa Cruz
Já são 14 casos confirmados de dengue em Santa Cruz