Ensino da língua alemã é diferencial em sete escolas


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 17/05/2019 11:00
Atualizado 17/05/2019 14:36

Geral   REDE MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

Santa Cruz do Sul. Terra colonizada por alemães. Terra da maior festa germânica do Estado. Terra de quem se orgulha da origem. E há mais de uma década, parte das escolas públicas do município se dedica a ensinar a língua alemã, muito forte, principalmente no interior. Sete educandários da rede municipal mantêm aulas do idioma no currículo. Pelo menos uma hora por semana, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental voltam às atividades para aprender o “Deutsch”. E olha que já no primeiro dia de aula arriscam algumas palavras.

Luciani Klemz é uma das professoras de língua alemã. E no contato inicial com os estudantes, instiga-os a coisas básicas, como se apresentar. Depois, conta ela, vai avançando. “Faço com que pedidos básicos, como ir ao banheiro e tomar água, sejam feitos em alemão”, conta a docente, que busca trabalhar com metodologias apropriadas aos jovens. “Precisamos trabalhar na linguagem deles, com coisas modernas”, cita. Inclusive, o uso de dicionário online através de celular é permitido.

E o resultado obtido anima Luciani. “Tenho ex-alunos que hoje estão estudando em outros países”, conta. Todos esses foram aprovados na prova aplicada pelo Instituto Goethe, parceiro do município. Aliás, é com essa prova que muitos ingressam em outras etapas de ensino. “Aqui, nossa meta é capacitar para que os alunos saibam ler, ouvir, falar e interpretar”, diz. Para isso, explica Luciani, nem sempre os dois anos de aulas de alemão no currículo são suficientes. Então, têm escolas que oferecem mais dois anos de oficinas, para os alunos interessados.

O ENSINO HOJE 
Sete escolas da rede municipal têm a língua alemã como disciplina da grade curricular (veja abaixo). O Cemeja, com sede na rua Sete de Setembro, no Centro, dispõe de oficinas. Essas podem ser feitas por toda a comunidade. Segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, são disponibilizadas aulas de alemão, inglês e espanhol. Quem quiser estudar basta realizar inscrição – é gratuito. As aulas de alemão, conforme Jaqueline, contam com o apoio do Instituto Goethe, que oferece capacitação aos professores, além de avaliações sem custos e com certificação internacional aos estudantes. “Estamos sempre ampliando o número de escolas com este ensino. Sempre que vem um pedido, estudamos a viabilidade, a questão orçamentária e os professores. Mas todos que foram pedidos até o momento, a gente atendeu”, destaca ela, que enxerga na língua alemã uma oportunidade de capacitação aos estudantes e um diferencial para a vida.

ESCOLAS MUNICIPAIS COM LÍNGUA ALEMÃ

Duque de Caxias – bairro Piratini
Guido Herberts - bairro Várzea
Cristiano Smidt – Rio Pardinho
Cardeal Leme -  São Martinho
Dona Leopoldina – Linha João Alves
Félix Hoppe – Linha Nova
Rio Branco – Saraiva
Núcleo Municipal de Jovens e Adultos (Cemeja)

Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto deste fim de semana


Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
Duque de Caxias, no bairro Piratini, tem ensino da língua alemã, o que orgulha a Secretaria de Educação, pois é uma escola da área urbana
Duque de Caxias, no bairro Piratini, tem ensino da língua alemã, o que orgulha a Secretaria de Educação, pois é uma escola da área urbana