compartilhe >>

Jaque Weber busca índice classificador para os Jogos Pan-Americanos


Publicado 21/03/2019 13:20
Atualizado 21/03/2019 14:36

Esportes   ELA QUER O CONTINENTE

Se tudo correr como nos planos de Jaqueline Weber, Santa Cruz do Sul estará novamente em destaque nos Jogos Pan-Americanos. Uma série de competições até julho, quando o evento multiesportivo inicia, pode fazer com que a atleta consiga a classificação para a disputa que será realizada em Lima, no Peru.

Para isso, Jaque precisa alcançar indíces mínimos nas disputas que possam a colocar a disposição da Seleção Brasileira. A prova de 800m, por exemplo, exige a marca de 2min4s, enquanto a de 1500m pede 4min22s. A atleta da Associação Medalha de Ouro (AMO) tem 2min6s e 4min25s, respectivamente. São segundos que a separam de estar apta para a competição continental e, quem sabe, para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. 

A Missão Pan Lima 2019, lançada na manhã desta quinta-feira (21) para a imprensa e patrocinadores na Academia Infit Center, tem o apoio do treinador e ex-atleta multicampeão, Fabiano Peçanha. Segundo ele, esse período competitivo, será essencial para o caminho que ela tem a percorrer. "É um orgulho, em apenas dois anos como treinador, ter a possibilidade de alcançar, através do talento da Jaque, um voo tão alto", diz. A dupla viaja amanhã para Montevidéu e em abril para Santiago, no Chile. São as duas primeiras competições oficiais confirmadas em que a atleta pode tentar superar a própria marca. 

Nas próximas disputas, Jaque tentará os indíces mínimos nas duas provas para depois definir qual categoria irá investir. Após estar apta, ainda irá buscar, até junho, resultados ainda melhores para que a convocação pela Seleção Brasileira se torne mais fácil. "É uma primeira parte. Depois vão escolher os melhores que possuem o índice", explica.

A menina de Teutônia agora se concentra, com apoio dos patrocinadores e apoiadores, no preparo para cada competição. De acordo com Jaque, tudo interfere. É preciso cuidar alimentação, o corpo, mas também a mente. "Hoje eu estou buscando algo que levou anos de trabalho para eu conseguir ter a chance de tentar", resume. 

Conheça a história de Jaqueline Weber: De brincadeira de infância à profissão

A atleta conta com o suporte da Unimed VTRP, AMO, Cooperativa Languiru, Miller Supermercados, Estrela da Sorte e 361 Sport. Além disso, possui apoiadores, como o da nutricionista Camila Mai, Artesani Farmácia e Manipulação, LifeUSA, academia Infit Center, massagista Anita Eick, médico Daniel Winck, fisioterapeuta Volmar Fiuza e professora de pilates Adriana Hamid.

Quem quiser apoiar Jaque Weber nessa caminhada rumo aos Jogos Pan-Americanos pode entrar em contato com o treinador Fabiano Peçanha, pelo celular 51 9 9688-4317.

Títulos já alcançados 

- Campeã Pan Americana Universitária dos 800m e vice-campeã dos 1500m
- Medalha de Bronze no Troféu Brasil de Atletismo nos 800m (principal torneio de clubes da América Latina)
- Campeã do GP Sul Americano Orlando Guaita/CHI nos 1500m e vice nos 800m
- Vice-campeã do GP Sul Americano Darwin Pinerua/URU dos 1500m e bronze nos 800m
- 4 vezes campeã nacional dos 1500 metros nas categorias de base
- 8 vezes medalhista dos Jogos Universitários Brasileiros 
- Mais de 20 vezes campeã estadual de Atletismo
- 5 vezes representante da Seleção Brasileira de Atletismo