compartilhe >>

UFRGS aciona Polícia Federal e Abin após ameaça de atentado no Campus do Vale


Fonte: CORREIO DO POVO
Publicado 20/03/2019 15:35
Atualizado 20/03/2019 15:37

Polícia   INVESTIGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) confirmou nesta quarta-feira que foi acionada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para investigar supostas ameaças de ataque na instituição de ensino. Por meio de sua assessoria de imprensa, a PF informou que "está dando o devido tratamento à informação". As postagens em fóruns da Deep Weeb falam sobre atentados no campus do Vale, onde um usuário anônimo sugere que a "segurança é falha". 

Um professor confirmou à reportagem do jornal Correio do Povo que uma reunião ocorreu na tarde de terça-feira na universidade para debater a segurança no local. Por conta disso, a administração central entrou em contato com a PF para que a situação passasse por uma diligência em caráter de prevenção.

Um e-mail foi encaminhado aos corpos docente e técnico de uma das faculdades. No texto, era pedido que quaisquer atitudes estranhas ou suspeitas deveriam ser relatadas à vigilância da universidade. A mensagem, de caráter interno, foi vazada para alunos e começou a circular em grupos de WhatsApp.

No começo desta tarde, a Ufrgs encaminhou uma nota oficial sobre o assunto. No texto, disse que "acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Civil e o setor de inteligência da Brigada Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna".

Íntegra da nota: 

"A Universidade Federal Rio Grande do Sul, assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu informações de ameaça de atentado no Campus do Vale, semelhante ao ocorrido em Suzano, SP. Diante disso, a Universidade acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Civil e o setor de inteligência da Brigada Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna. A UFRGS tomou essas medidas a fim de proporcionar a manutenção de todas atividades no local com segurança e tranquilidade".


Foto: Divulgação
Administração central da Universidade contatou a PF após tomar conhecimento de mensagens em fóruns na Internet
Administração central da Universidade contatou a PF após tomar conhecimento de mensagens em fóruns na Internet