compartilhe >>

Começa preparo do terreno para obras do Centro Integrado de Operações


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 20/03/2019 09:22
Atualizado 20/03/2019 09:41

Polícia   LAJEADO

O Centro Integrado de Operações (CIOp) Regional Lajeado deve começar a ser construído nas próximas semanas. As obras de demolição da antiga garagem e alojamento do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro de Lajeado, terminaram nesta terça-feira (19). No terreno, será construído o CIOp, onde ficará instalada a central de videomonitoramento 24h, com imagens de câmeras localizadas em diversos municípios do Vale do Taquari. 

O complexo será construído com recursos provenientes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Rio Grande do Sul, do Ministério do Trabalho e doações do setor privado. O prédio terá três andares, dispondo de sala de videomonitoramento e reuniões, garagens e área para alojamento.

Com o objetivo de melhorar a segurança pública com o uso de tecnologia no combate ao crime organizado, Lajeado será um dos 25 centros integrados do Estado, e terá imagens espelhadas de diversas cidades. Para que isso aconteça, basta que os municípios participem do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) e fiquem responsáveis pela compra e instalação decâmeras de monitoramento em pontos estratégicos de suas áreas.

Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli Gandin, as imagens das câmeras permitirão maior agilidade na constatação do que pode estar ocorrendo e agilizar uma pronta resposta à altura de um determinado crime, além das imagens serem fundamentais para obtenção de provas para futuras condenações de criminosos.

Conforme Locatelli, além das câmeras de videomonitoramento, serão instaladas câmeras inteligentes que viabilizarão o projeto de cercamento eletrônico da região. “Vamos ampliar o número de câmeras aplicando o que temos de melhor na tecnologia em segurança: o cercamento eletrônico, um software de inteligência artificial. Essas câmeras inteligentes permitem melhorar a prevenção e nas ações de polícia judiciária. Lajeado será a primeira cidade do Vale do Taquari a adquirir o sistema”, comenta Locatelli.

Atualmente, o município conta com 24 câmeras de monitoramento em atividade, que estão sendo controladas dentro da sede do 22º BMP.

“Com o Centro Integrado de Operações, os municípios estarão interligados pelas imagens de videomonitoramento e espelhando ocorrências para Porto Alegre, na Secretaria da Segurança Pública do Estado”, explica.