compartilhe >>

Corede promove Fórum da Diversificação na Expoagro


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 19/03/2019 17:05

Região   VALE DO RIO PARDO

Pelo quarto ano consecutivo, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) assumiu, junto com a coordenação da Expoagro Afubra, o desafio de coordenar o Fórum de Diversificação e Atividades Rurais. Nesta edição o tema será “Tecnologias para o campo: Gestão” e ocorre no dia 28 de março, quinta-feira, às 9h, no Auditório Central.

Conforme o coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles, o evento é um espaço de grande importância dentro da programação, por ser protagonista de exposição, debates e discussões de atividades produtivas rurais, e é realizado por lideranças de instituições do meio rural, assim como produtores rurais que buscam promover a diversificação rural.

“O Corede Vale do Rio Pardo tem coordenado este evento nos últimos anos justamente por ter como finalidade, princípios e objetivos a promoção e a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico de suas necessidades e potencialidades, para a formulação e implantação de políticas e diretrizes que possam promover o desenvolvimento integrado da região”, pontuou Dornelles. Dorneles lembra que o Vale do Rio Pardo se caracteriza por ter sua base econômica no setor agropecuário e nesta edição da feira, com o tema "Tecnologias para o campo: gestão”, vai estar apresentando cases de propriedades que fazem adoção de tecnologias, mediante uma boa gestão de propriedade rural de produção de leite.

O Fórum da Diversificação será realizado no último dia da feira, 28 de março (quinta-feira), com início às 9h, no Auditório Central, tendo sido organizado pelos integrantes do Comitê Setorial Econômico do Corede Vale do Rio Pardo, que é uma das cinco estratégias regionais que integra o Plano Estratégico Regional.

Fazem parte deste Comitê representantes de diversas entidades, como Emater/RS, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Comercial e Industrial, Santa Cruz Novos Rumos, Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo, Prefeituras Municipais, Afubra, entre outros.

EXPERIÊNCIAS

Os integrantes do Comitê Setorial Econômico propuseram a apresentação de duas experiências obtidas junto famílias rurais, assistidas pela Emater/RS em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, respectivamente, que irão socializar os resultados obtidos a partir da adoção de ferramentas do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e uso da tecnologia, através  de um programa digital, para definir a dieta e alimentação de bovinos junto as unidades de produção familiar produtoras de leite.

Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, considerando a importância de políticas públicas voltadas a fortalecer a agricultura familiar e o momento de início das novas gestões, entendemos, juntamente com o grupo, ser importante as secretarias voltadas à agricultura familiar, apresentarem o que pretendem desenvolver através de seu plano de ação para a área em termos de programas e políticas, especialmente voltadas aos temas tecnologias e gestão sustentável, a nível federal e estadual.

Neste sentido, o Fórum da Diversificação trará para o debate a explanação dos secretários Fernando Henrique Kohlmann Schwanke - Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo (MAPA) e Luis Antônio Franciscatto Covatti (Covatti Filho) - Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, que apresentarão o tema “Políticas e programas para a agricultura familiar”, no âmbito federal e estadual, respectivamente. Abaixo a programação completa do evento.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28 de março de 2019

Local: Auditório do Parque da Expoagro Afubra

9h: recepção

 

9h15 - Experiência 1

Tema: Programa de Gestão Sustentável na produção de leite

Família Breunig

Linha Júlio de Castilhos

Santa Cruz do Sul – RS

 

9h40 - Experiência 2

Tema: Tecnologias de produção no desenvolvimento da pecuária leiteira

Família Hermes

Vila Palanque

Venâncio Aires

 

10h - Políticas e programas federais para a agricultura familiar

Fernando Henrique Kohlmann Schwanke - Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo (MAPA).

 

10h30min - Políticas e programas estaduais para a agricultura familiar

Luis Antônio Franciscatto Covatti (Covatti Filho) - Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul.

 


Foto: Divulgação
Secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, confirmou presença no evento
Secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, confirmou presença no evento