compartilhe >>

Protetor das Águas quer ampliar participação de produtores


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 15/03/2019 10:10
Atualizado 15/03/2019 14:13

Geral   VERA CRUZ

Com a presença dos produtores responsáveis pela preservação das nascentes, o evento anual do Programa Protetor das Àguas ocorre na manhã desta sexta-feira (15) em Vera Cruz. As atividades, realizadas no Clube Cultural e Esportivo, iniciaram às 9h com a assinatura do contrato do novo convênio de cooperação.

O público teve a oportunidade de entender melhor a origem do projeto com a fala do secretário de Obras, Saneamento e Trânsito e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e ainda coordenador do programa, Gilson Becker. Segundo ele, o foco das ações está desde o diagnóstico das nascentes, até as atitudes de preservação.

Atualmente, o Protetor das Águas conta com 63 produtores e 68 propriedades. Há ainda 30 pessoas na lista de espera para participar e, por isso, destacou Becker, a ampliação do programa já é estudada. 

No último ano, houve um importante incremento no programa, com recursos da Agência Nacional das Águas (ANA). O projeto de Conservação de Solos captou R$ 654.076,50, mais contrapartida de R$ 13.348,50, que estão sendo aplicados em 144,48 hectares dos produtores integrados. A verba possibilitou implantar ações como plantio direto nas lavouras, palestras sobre educação ambiental, capacitação para operadores de máquinas e para a equipe técnica, melhorias nas estradas rurais e adequação de taludes no Arroio Andréas.