compartilhe >>

Região vem para Vera Cruz comemorar o 8 de março


Publicado 08/03/2019 10:54
Atualizado 08/03/2019 12:56

Geral   O DIA É DELAS

Mulheres de 16 municípios da região se reúnem nesta sexta-feira (8) para o 24º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais em Vera Cruz. Na pauta do evento, a Reforma da Previdência, o direito e a luta das mulheres. As atividades, que iniciaram às 8h, são promovidas pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí com o apoio da Prefeitura de Vera Cruz, Fetag, Emater/Ascar, Coopervec e Grupo Arauto.

A primeira dama de Vera Cruz, Laci Severo, destacou durante o evento que mulher nunca tem folga. "As mulheres sofrem discriminação, mas, apesar disso, sempre estão buscando espaço de uma forma muito harmoniosa e tranquila", destacou. Reforçou também que ser forte não significa ter atitudes pra chamar atenção, mas sim pela essência de cada mulher.

Um ato público sobre a previdência rural e saúde ainda marcou o encontro. Agricultores, dirigentes e autoridades abordaram o assunto, salientando a proposta da alteração da idade para a aposentadoria da mulher rural de 55 para 60 anos, com 20 anos de contribuição. Conforme o deputado federal Heitor Schuch, é preciso aprovar a reforma, mas sem ferir os direitos das trabalhadoras. "Levanta a mão quem não precisa da aposentadoria", solicitou.

Segundo a coordenadora regional de mulheres trabalhadoras rurais, da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Vilce Leão, os dirigentes dos sindicatos e os associados precisam se envolver e se engajar em busca dos direitos. "Uma andorinha sozinha não faz verão", disse. Quem concorda é o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, que destacou que hoje, embora o dia seja de comemoração, também é momento de reflexão. "Nem todos reconhecem o valor das trabalhadoras. Precisamos lutar para que isso mude", ressaltou.

Sexta-feira de integração
O evento, que reúne 3.500 pessoas, segue durante o dia. No ginásio do Parque de Eventos, que concentra o evento, também há feira de artesanato e de agroindústrias vera-cruzenses. À tarde, atrações culturais vão envolver os milhares de participantes. Vai ter, logo após o almoço, o coral Vozes do Anchieta, de Vera Cruz, além do grupo de danças alemãs Sterntanz, da Escola José Bonifácio. E tem mais: o Grupo Arauto vai presentear os visitantes e a comunidade local com show de Berenice Azambuja e Xirú Missioneiro, a partir das 14h. Junto ao evento, as entidades rurais organizaram ainda espaços para os produtores e agroindústrias venderem lanches.


Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
Mulheres de diversas cidades se integram nesta sexta-feira em evento em Vera Cruz
Mulheres de diversas cidades se integram nesta sexta-feira em evento em Vera Cruz