compartilhe >>

Possibilidade de problemas em doses resulta na falta de algumas vacinas em Santa Cruz


Publicado 18/02/2019 16:36
Atualizado 18/02/2019 19:33

Geral   IMUNIZAÇÃO

Devido a uma falta de energia elétrica registrada nos últimos dias, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul enfrentaa lguns problemas relacionados à carência de vacinas. Nesta segunda-feira (18), por exemplo, a Secretaria recebeu ligações referentes à falta das doses inclusive no Centro Materno Infantil (Cemai). 

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, ressaltou que no dia 8 de fevereiro, uma sexta-feira, uma pessoa chegou a desligar o disjuntor de energia elétrica da Vigilância Sanitária. O fato foi constatado apenas na segunda-feira (11).  Na sexta-feira, data em que o disjuntor foi desligado, a Prefeitura havia recebido novas doses das vacinas que foram deixadas na Vigilância Sanitária. "Como houve uma variação na temperatura, essas vacinas ficaram sob suspeitas. Nós enviamos então um relatório para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde que vai avaliar se essas vacinas estão ou não em condições de aplicação e aquelas que não estiverem em condições de aplicação, precisam ser descartadas", comenta. A previsão é de que um retorno por parte do Estado seja dado até esta sexta-feira (22)

VACINAS EM FALTA

Nesta segunda-feira pela manhã já foi registrada a falta de algumas vacinas no Cemai, sendo elas a Vacina Inativada Poliomelite (VIP) e pneumocócica 10 e a pentavalente. Até o fim do dia a vacina contra a rotavírus deve faltar. Diante dessa situação, o secretário de Saúde determinou que fosse feita a centralização das vacinas no Cemai e nos postos do Esmeralda, Avenida, Esmeralda, Jacob Schmidt, Gaspar Bartholomay, Menino Deus e Rauber e em unidades do interior. Nos outros locais será feito um recolhimento e serão deixados nos postos citados. 

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde forneceu ao município algumas doses por meio de uma reorganização feita e a Secretaria de Saúde aguarda agilidade do Estado para que dê um parecer sobre essas vacinas que aguardam habilitação ou não. "As vacinas do postos de saúde e do Cemai não têm problema algum. Podem ser aplicadas sem risco algum à saúde das pessoas. 

A 13ª informou na tarde de hoje (18) que o Município não precisa se preocupar com o desabastecimento. "Será feito um remanejamento e foi feito um novo pedido à Secretaria Estadual de Saúde para que envie novas doses ao município", complementa o secretário. 


Foto: EBC/ Divulgação
Vacinas dos postos de saúde e do Cemai não foram afetadas
Vacinas dos postos de saúde e do Cemai não foram afetadas