O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) formalizou contrato de financiamento aos municípios contemplados com o programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana. A assinatura ocorreu na tarde desta segunda-feira (11). O ato ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Venâncio Aires.
A Capital do Chimarrão é a cidade que contará com o maior volume de recursos, um total de R$ 20 milhões. Segundo o prefeito em Exercício, Celso Krämer, por meio do programa o Município fará a maior obra de pavimentação asfáltica dos últimos anos. “Estou muito feliz com este momento. Com esta linha de credito vamos levar qualidade de vida para nossa comunidade.”
Com o programa, serão beneficiadas as ruas com maior concentração de residências e com maior movimento. a expectativa é reduzir 30% o déficit de pavimentação. Além da estrutura viária, o projeto prevê investimentos em drenagem, compactação do solo, canalização e passeio público.
Serão contemplados com o Avançar Cidades os bairros Santa Tecla, Bela Vista, Aviação, Gressler, Leopoldina, Cidade Alta, Brígida, Cruzeiro, Coronel Brito e Universitário. A proposta prevê executar as obras em quatro lotes de trabalho e vai pavimentar 67 quadras.
A previsão é que todo o processo de melhorias leve cerca de dois anos para conclusão.
O programa Avançar Cidades é destinado pelo Governo Federal, e proporciona linhas de financiamento aos municípios, para obras de infraestrutura e pavimentação por meio do BRDE.
De acordo com a secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Heinemann, a assinatura do contrato com o BRDE se trata de uma formalização do convênio. “O contrato para assinatura foi enviado e assinado pelo prefeito, Giovane Wickert, no fim de dezembro. O encontro de hoje se trata de um ato oficial, promovido pelo BRDE, para formalizar o financiamento com os municípios contemplados.”
Crédito para municípios de menor porte
O BRDE Municípios oferece recursos para cidades com população inferior a 100 mil habitantes, que são impedidos de obter recursos internacionais para fazer investimentos.
De acordo com o representante do BRDE, Luis Correa Noronha, o órgão oferece linhas de crédito que contemplam várias áreas. “São recursos diferenciados para várias situações que se apresentassem. Nosso objetivo é disponibilizar, a partir de 2020, R$ 150 milhões. Entendemos que municípios precisam de assistência técnica e recursos garantidos de forma rotativa”, disse.
Ações do programa em andamento
A primeira etapa do projeto já está em andamento. Nesta quinta-feira, 14, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo promove audiência pública para apresentar o projeto e processo de ações previstas para o lote III, que compreende Ruas do Bairro Aviação e Santa Tecla.
Audiência ocorre às 19h30min na Câmara de Vereadores.
Ao todo, são 154 contemplados que ainda não resgataram os prêmios
Estudantes que perderam prazo de matrícula devem procurar escolas até 29 de março
Homem foi localizado na tarde desta segunda-feira
O 14º trio de soberanas será eleito no dia 27 de abril