compartilhe >>

Aos 18 anos, joia da base do Santa Cruz brilha no futebol de Israel


Publicado 11/01/2019 12:00
Atualizado 11/01/2019 12:42

Esportes   TALENTO LOCAL

Do sonho de ser caminhoneiro ao destaque no futebol de Israel. A vida do santa-cruzense Welsey Braga, de 18 anos, mudou radicalmente em um curto intervalo de tempo. Até os 16 anos, o jovem pretendia seguir carreira na cabine de um caminhão, inspirado no pai. Porém, a habilidade na perna direita jogando futebol fez com que tudo mudasse e uma oportunidade para disputar o Campenato Gaúcho Juvenil pelo Futebol Clube Santa Cruz surgiu. Era, provavelmente, a última chance para Wesley no mundo da bola. E ele, ainda dividido com a vontade de seguir os passos do pai, aproveitou.

Jogando como atacante, fez gols e se destacou. Foi promovido ao time profissional do Galo e também foi bem. Chegou a fazer testes para atuar nas categorias de base de Internacional e Figueirense, mas foi em Israel que a melhor oportunidade apareceu. "Mesmo não conseguindo ficar no Inter e o Figueirense não desanimei. Já estava determinado a seguir como jogador e através de um empresário vim parar em Israel. Ele enviou vídeos meus para um agente que trabalha com atletas aqui e ele gostou", conta.

Wesley, que ainda pertence ao FC Santa Cruz, atua desde agosto por empréstimo na equipe sub-19 do Maccabi Netanya, da cidade de Netanya. O contrato encerra em maio, mas o desejo do jovem atleta, que também já treina com o elenco profissional do clube, é continuar. "No começo foi díficil. Vim com o apoio dos meus pais que sempre me incentivaram, mas tinha aquele receio pelo que se ouve falar sobre Israel. Cheguei aqui e a realidade é completamente diferente, amei a cidade e estou muito feliz aqui. É um lugar que não tem preconceito e seguro. Posso andar de madrugada na rua que não vai acontecer nada comigo" afirma.

Além das boas condições de vida e do trabalho no campo, o clube proporciona ao atleta mais conhecimento. Desde a chegada faz aulas de inglês e agora fala com naturalidade o idioma. O próximo passo é aprender a língua oficial do país, o hebraico. "Sou muito determinado. Meu maior sonho é crescer, tanto mentalmente como fisicamente e procuro fazer de tudo para isso. Tenho muitos familiares que passam algumas necessidades e mesmo já conseguindo ajudar, sei que se eu atingir meus objetivos como atleta posso ajudar eles muito mais. Com fé em deus estou indo em busca de tudo isso ai. Estou desde agosto morando aqui, longe do abraço da minha mãe, mas Deus me levanta todos os dias e me mostra que vai valer a pena", afirma.

 


Foto: Ron Toledo
Wesley se destacou no Campeonato Gaúcho Juvenil pelo Santa Cruz
Wesley se destacou no Campeonato Gaúcho Juvenil pelo Santa Cruz

Foto: Ron Toledo
Wesley já treinou com equipe profissional em Israel
Wesley já treinou com equipe profissional em Israel