compartilhe >>

Corede Vale do Rio Pardo promove Seminário de Energia Elétrica


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 17/10/2018 12:00
Atualizado 17/10/2018 12:06

Região   EVENTO

Por meio de uma iniciativa do Comitê Setorial Infraestrutural, que integra a instância de governança do Planejamento Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo, será realizado nesta quinta-feira (18), o I Seminário de Energia Elétrica da região do Corede Vale do Rio Pardo. Trata-se de um evento gratuito e aberto a toda a comunidade regional, bem como, lideranças do setor privado, setor público, consumidores e empresas relacionadas ao tema, que proporcionará a conferência de assuntos relacionados a insuficiência de energia, especialmente no meio rural e, consequentemente, propostas e alternativas para esse gargalo; um panorama do potencial energético da região; além de uma prospecção para o potencial de produção de energia que o Vale do Rio Pardo apresenta.

O evento será realizado no Memorial Unisc (bloco 46) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com início às 13h30min e previsão de encerramento para às 17h30. A programação contará com representantes de instâncias nacionais importantes ligadas ao tema, como a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além das representantes estaduais, como a secretaria estadual de Minas e Energia e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGERGS). Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, o Seminário é uma excelente oportunidade para o público acessar informações importantes ligadas ao setor de energia elétrica, além de questionar, fazer perguntas, esclarecer dúvidas e estabelecer encaminhamentos. 

O Seminário emana do conjunto de projetos, necessidades e prioridades estabelecidas no Plano Estratégico Regional, capitaneado pelo Comitê Setorial Infraestrutural, coordenado pelo integrante Hélio Eduardo Pires, com apoio da Santa Cruz Novos Rumos e Unisc. Para quem necessitar, será oferecido atestado de participação no evento. O Seminário contará com a seguinte programação: às 13h45min, será feita a “apresentação do Plano Energético do Rio Grande do Sul, com foco para o cenário do Vale do Rio Pardo”, a ser feito pelo assessor técnico da secretaria estadual de Minas e Energia, Eduardo Zimmermann. Na sequência, às 14h15min, será abordada a “Qualidade do Produto Energia Elétrica na Região”, pelo Engenheiro Eletricista da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (AGERGS), Róger Samuel Zulpo.

Na segunda metade da tarde será abordada a “Qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras no Brasil e no Rio Grande do Sul”, que terá como palestrante o especialista em Regulação da ANEEL, Renato Eduardo Farias de Sousa. Em seguida será discutida a “Geração Distribuída no Brasil: situação atual e perspectivas” que terá como palestrante Carlos Alberto Calixto Mattar, que é Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL. E, fechando a programação, o presidente da ABGD, Carlos Evangelista, falará sobre “Desenvolvimento de Projetos e Fomento à Geração de Energia Distribuída”. Haverá um bloco para perguntas e respostas a todos os palestrantes e cases de geração distribuição. As inscrições poderão ser feitas com antecedência pelo e-mail coredevrp@gmail.com ou no local do evento. Maiores informações pelo fone (51) 3717-7349.


Foto: Divulgação
Segundo o presidente do Corede, Heitor Petry, o seminário é uma excelente oportunidade para o público acessar informações importantes ligadas ao setor de energia elétrica
Segundo o presidente do Corede, Heitor Petry, o seminário é uma excelente oportunidade para o público acessar informações importantes ligadas ao setor de energia elétrica