compartilhe >>

Um ano depois, a reconstrução


Publicado 10/08/2018 15:50
Atualizado 10/08/2018 21:56

Geral   SANTA CRUZ

Há cerca de um ano, na noite de sábado 12 de agosto, os santa-cruzenses acompanhavam com apreensão a notícia de que um incêndio de grandes proporções destruía um pavilhão utilizado para armazenamento de tabaco, localizado à margem da BR-471, no Distrito Industrial. O sinistro, ocasionado por um raio e apontado pelos bombeiros como o maior incêndio da história de Santa Cruz, com um trabalho de controle das chamas que durou mais de 10 horas de trabalho ininterrupto de corporaçãoes de Santa Cruz, Vera Cruz e Rio Pardo, não deixou feridos, mas botou abaixo uma estrutura de 33 mil metros quadrados, pertecente à empresa Kopp, na época alugada pela Universal Leaf Tabacos.

Porém, passado um ano do incêndio, o mesmo local vive a reconstrução, deixando totalmente de lado as marcas daquilo que um dia foi destruído. Com recursos próprios, em um investimento que iniciou em fevereiro deste ano, a Kopp Construções já ergueu boa parte da nova estrutura, que chama atenção de quem passa pela BR-471. Com um espaço maior, de 33.300 m², o moderno prédio será dividido em três módulos de 11.100m². Na primeira etapa serão construídos dois dos três módulos, totalizando 22.200 m². A expectativa inicial para entrega da obra, estimada para março de 2019, deve ser superada devido à força tarefa empregada nos serviços.

Conforme o engenheiro responsável pela obra, Thiago Kothe, o projeto atual será modelo em prevenção contra incêndio, considerando principalmente módulos compartimentados e sistema de hidrantes sprinklers, dentre outros vários modernos recursos que minimizam riscos de propagação de incêndio. A estrutura antiga era adequada às necessidades do ano em que foi construída, em 2002.

De acordo com a empresa Kopp, o novo prédio deve novamente ser alugado pela fumageira Universal Leaf Tabacos. A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a direção da Universal, que não confirmou o aluguel da nova estrutura e declarou que não se manifestará sobre o incêndio por se tratar de um fato passado.

Relembre as reportagens produzidas sobre o tema:

Incêndio consome metade do depósito no Distrito Industrial

Após mais de 10 horas, fogo em depósito de fumageira é controlado

"A fumaça me expulsou de casa", conta morador do Distrito Industrial

Descarga elétrica causou incêndio em depósito de fumo da Universal, aponta perícia

 

 


Foto: Reprodução
Boa parte da nova estrutura já foi erguida
Boa parte da nova estrutura já foi erguida

Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
Prédio da Kopp deve ser concluído antes do prazo estipulado
Prédio da Kopp deve ser concluído antes do prazo estipulado