Comitês Setoriais do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo se reúnem no mês de agosto


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 31/07/2018 14:17
Atualizado 31/07/2018 14:19

Região   PLANEJAMENTO

O sistema de governança dos projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo começou a ser implementado no primeiro semestre deste ano, sob a coordenação do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), com o apoio técnico do Núcleo de Gestão Pública da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. As primeiras reuniões ocorreram durante o mês de maio, com a participação dos integrantes dos cincos Comitês Setoriais: Institucional, Sociocultural, Econômico, Infraestrutural e Ambiental. 

Nestes encontros, foram avaliadas as situações de cada um dos projetos que fazem parte da respectiva estratégia regional, foram eleitos os coordenadores dos Comitês Setoriais e feita uma análise criteriosa do Caderno de Diretrizes - um documento orientador dos projetos passíveis de votação na Consulta Popular (CP 2018/2019) -, verificando a sua compatibilidade com os projetos do PED. O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que, embora o orçamento da Consulta Popular, oriundo do Governo Estadual, seja pequeno, é uma forma legítima de captar recursos para efetivação da carteira de projetos. 

Os Comitês Setoriais são formados por representantes indicados por entidades e lideranças regionais, sendo um trabalho voluntário. Cada um dos Comitês Setoriais tem objetivos específicos a serem alcançados e contemplam um número de projetos prioritários, que tem como horizonte de execução os próximos 15 anos. A representação dos Comitês Setoriais é responsável pela articulação e atualização de todos os 39 projetos previstos no plano, sendo que uma das tarefas dos coordenadores, será de prestar contas da situação em que cada um deles se encontra, em assembleia geral regional do Corede/VRP, no fim de 2018. 

INDICADORES

Uma importante iniciativa coordenada pelo NGP/Unisc foi a realização de uma reunião no início de julho, orientada pelo professor Markus Erwin Brose (PPGDR/Unisc) e os coordenadores dos Comitês Setoriais, cujo tema central foi o uso de indicadores como referência para observação, acompanhamento e monitoramento dos projetos. 
Para aprofundar essa temática será realizada uma segunda rodada de reuniões com todos os Comitês Setoriais, durante o mês de agosto (veja a programação abaixo). A principal tarefa dos grupos será de elencar os projetos prioritários, manter atualizado o acompanhamento dos projetos, trabalhar os indicadores, entre outros assuntos. O primeiro Comitê Setorial a se reunir será o Institucional, que tem como objetivo central fortalecer e qualificar as instituições (órgãos, entidades e atores regionais) e espaços institucionais visando à integração das ações de planejamento territorial e o desenvolvimento da cooperação intermunicipal. 

Acompanhe no quadro abaixo quem são os coordenadores dos Comitês Setoriais e a agenda de reuniões para o segundo semestre do ano. As reuniões irão ocorrer na Unisc campus Santa Cruz do Sul e as salas serão divulgadas em breve. 

Comitê Institucional
Coordenador Dino Marcos de Almeida (assessor Deputado Federal Heitor Schuch) 
Reuniões - 01/08/2018 – tarde (indicadores) Sala 404 Unisc e 05/12/2018 – tarde

Comitê Sociocultural
Coordenadores: Iris Lenz Ziani (Prefeitura de Vera Cruz) e Salete dos Passos Faber (STR Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras)
Reuniões: 07/08/2018 – manhã (saúde) e tarde 13h30 (indicadores); e 03/12/2018 – tarde

Comitê Econômico
Coordenadores: Nicéia Wunsch (ACI-Santa Cruz do Sul) e Jeferson de Souza Klunk (Sicredi VRP)
Reuniões: 07/08/2018 – tarde 15h30 (indicadores) e 27/11/2018 – tarde

Comitê Infraestrutural
Coordenadores: Hélio Eduardo Pires (Microempresário) e Aldemir José de Menezes Santos (STR Rio Pardo)
Reuniões: 13/08/2018 (indicadores) e 12/11/2018

Comitê Ambiental 
Coordenadores: Lênio Augusto Trevisan (Prefeitura de Vale do Sol) e Isabela Holtermann Lagreca (UERGS) 
Reuniões: 20/08/2018 – tarde (indicadores) e 19/11/2018 – tarde 
 


Foto: Valéria Borges Vaz/ Divulgação
Coordenadores de comitês se reuniram no início de julho
Coordenadores de comitês se reuniram no início de julho