compartilhe >>

Fim de semana será de Bergamoteando de Inverno


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
Publicado 11/07/2018 15:27
Atualizado 11/07/2018 15:37

Região   VENÂNCIO AIRES

Neste fim de semana ocorre mais uma edição do Bergamoteando de Inverno - Sistema Colhe e Pague”. São nove propriedades em diferentes regiões do interior da Capital do Chimarrã que farão parte do projeto. Além da visitação e colheita paga de cítricos e produtos da época, as crianças podem interagir com pequenos animais.

Um dos objetivos do projeto é o próprio visitante programar o passeio de forma independente, escolhendo o destino de acordo com o seu perfil. As visitas ocorrem sempre aos sábados e domingos, no horário das 13h às 17h, até o fim deste mês de julho.  Para o visitante que pretende apenas conhecer as propriedades, a taxa é de R$ 10 por família, já para quem se interessar pela colheita de produtos, pagará de acordo com a colheita realizada. 

PASSEIO DE KOMBI

Uma das atrações do projeto Bergamoteando de Inverno é a possibilidade de passeio de Kombi, programado  para  o domingo (15). Organizadas pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT),o destino será Linha Isabel, na propriedade de Rosmar e Carmen Wessling Penck, com  a proposta de uma caminhada até o pomar para bergamotear. No retorno, uma parada na propriedade de Arno e Ledi Maggioni, em Arroio Grande. O valor é de R$ 15 por pessoa e as reservas antecipadas pelo whatsapp 9 9802 7426 ou direto no CAT. 


PROPRIEDADES PARTICIPANTES

- A propriedade de Antônio e Mônica Cristina Moraes, localizada em Linha Estrela, oferece a colheita de alfaces, morangos, bergamota e outros cítricos da estação. Um espaço com mais de cem aves proporciona o recolhimento de ovos e um açude oferece espaço para pesca além da possibilidade de contato com ovelhas no campo.

- Em Linha Isabel, a propriedade de Rosmar e Carmen Wessling Penck oferece caminhada até um pomar em meio a exemplares de araucárias, vegetação arbórea nativa, amoras silvestres, bananeiras, abacateiro e um pomar de cítricos. A família interage em dialeto alemão com os visitantes.

- Na Linha Silva Tavares, o casal Rogério e Rejane Schwinn, recebe o público na Figueira Centenária. O local oferece locação de churrasqueiras, mirante, balanços, trilha ecológica e a colheita paga de frutas e hortaliças da estação. As crianças podem tratar as galinhas, peixes e suínos.

- No distrito de Vila Deodoro, o casal Clóvis e Flávia Eggers, recebe os visitantes no Mirante Lauro Erdmann. No local, venda de produtos coloniais e derivados do melado produzidos na agroindústria da família. O empreendimento oferece locação de churrasqueiras nos finais de semana e um espaço para chimarrão. Do alto do mirante, avista-se o município e toda a exuberância da região serrana.

- Em Arroio Grande, os visitantes são recebidos por Arno e Ledi Maggioni. Além da colheita de cítricos, morangos, carambola e nozes, os empreendedores oferecem ainda  cucas, pães e bolachas da agroindústria familiar.  Para as crianças, um divertido passeio de carroça.

- Em Linha Travessa, o casal Ilonia e Lauro Rudiger, recebem os visitantes em sua florida propriedade. Além da colheita de cítricos, os visitantes podem conhecer as diversas espécies de abelhas sem ferrão e o seu modo de organização e produção de mel.

- Em Vila Palanque, o casal Sérgio e Marilene Coutinho Mees acolhem os visitantes para a colheita paga de cítricos, hortaliças, temperos diversos e PANC’s (plantas alimentares não convencionais) da época, tudo cultivado em meios ao erval, além da comercialização de conservas produzidas pela agroindústria familiar com os produtos cultivados na propriedade.

- Na mesma região, o casal Raul Coutinho e Janaina Stein, recebe os visitantes no pomar da propriedade, oportunizando a colheita de cítricos, aipim e hortaliças. Além da experiência de tratar os peixes no açude da propriedade.


 


Foto: Pinterest/ Divulgação
Um dos objetivos do projeto,  é o próprio visitante  programar o seu passeio de forma independente
Um dos objetivos do projeto, é o próprio visitante programar o seu passeio de forma independente