compartilhe >>

Presas e apreendidas 316 pessoas durante Operação Anjos da Lei


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Publicado 14/06/2018 12:29
Atualizado 14/06/2018 12:33

Polícia   SUL DO PAÍS

Uma operação que combate o tráfico de drogas próximo a escolas foi deflagrada nessa quarta-feira (13) de forma simultânea e sincronizada entre as polícias civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação batizada com o nome de Anjos da Lei tem como principal objetivo evitar que o malefício das drogas chegue ao ambiente escolar.

A Operação Anjos da Lei teve início no mês de março do ano de 2011 , no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em 2016 passou ocorrer por todos os departamentos da Polícia Civil gaúcha.

A operação tornou-se prioridade, pois é no ambiente escolar que se encontram os jovens e crianças que são os alvos mais vulneráveis para a atuação e influência do tráfico de drogas, no consumo ou em atividade do tráfico. Na parte da aplicação da Lei de Drogas, além dos crimes de tráfico de drogas e eventualmente associação para o tráfico, também responderá o criminoso que estiver traficando nas imediações de escola pelo artigo 40, III da Lei de Drogas, que traz a previsão de aumento de pena de 1/6 até 2/3.

RIO GRANDE DO SUL 

No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil gaúcha participou da Operação Anjos da Lei por meio do Departamento de Polícia do Interior, Departamento de Polícia Metropolitana e Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico, empregando 737 policiais. Foram cumpridas 308 ordens judiciais no estado, totalizando 110 presos e 20 adolescentes apreendidos. Setenta e nove armas, 87 quilos de maconha e 667 gramas de cocaína, além de outros tipos de drogas foram apreendidos.

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, foram cumpridas 184 ordens judiciais, resultando na prisão de 103 pessoas e na apreensão de cinco adolescentes. Sessenta quilos de maconha, dez quilos de cocaína, outros tipos de drogas e 20 armas foram apreendidas.

PARANÁ

No Paraná 69 pessoas foram presas e nove adolescentes foram apreendidos durante o cumprimento de 124 ordens judiciais. Dentre as drogas apreendidas estão 150 quilos de maconha e 671 gramas de cocaína. Onze armas foram apreendidas.

SUL DO PAÍS

Ao todo, 316 pessoas foram presas/apreendidas por envolvimento com o tráfico de drogas nas proximidades das escolas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia e chefe de Polícia do RS, delegado Emerson Wendt, a ação das polícias civis dos estados do Sul representa "um verdadeiro enfrentamento à criminalidade que, organizadamente, procura ocupar espaços próximos de ambientes escolares e vulneráveis à ação criminosa. A população precisa estar atenta a isso e denunciar, auxiliando a Polícia Civil a fazer seu papel. O crime organizado procura explorar todos espaços e cabe à Polícia Civil efetivar ações fortes no sentido de diminuir o problema gerado pelo tráfico de drogas".


Foto: Governo do Estado/Divulgação
A operação foi batizada como Anjos da Lei por evitar que as drogas cheguem às escolas
A operação foi batizada como Anjos da Lei por evitar que as drogas cheguem às escolas