compartilhe >>

Das ruas para a causa animal


Publicado 22/03/2018 14:19
Atualizado 22/03/2018 14:26

Geral   EVENTO SOLIDÁRIO

Há três anos, Cabeção era um cão abandonado, machucado com tiros de arma de fogo, largado em um bueiro no interior de Santa Cruz do Sul. Hoje, Cabeção é forte, tem um lar e ainda é símbolo do resgate e da causa animal na cidade. Sua tutora, a vereadora e ativista Bruna Molz, o encontrou no dia 25 de março de 2015, com poucos sinais de vida.

Naquele bueiro em Linha Travessa, no escuro e com pouco espaço, o cão abriu os olhos e observou uma luz com esperança. O flash do celular de Bruna o acordou e ele logo quis ir aos braços dela, contrariando os rosnados que emitia quando outras pessoas tentavam se aproximar. Tanto os vizinhos, quanto Bruna já sentiam: Ali começava uma história de amor.

Amor esse que impediu uma eutanásia. Bruna acreditava que Cabeção, que ganhou o nome logo no primeiro dia, conseguiria sobreviver. Foram dias de luta, de tratamento e de esperança. Desidratado e com muita anemia, o cão ainda precisava sobreviver aos tiros que atingiram sua cabeça, marcas da crueldade humana que ainda carrega. De dentro do machucado, mais de 300 larvas foram retiradas. A força dos disparos ainda quebrou duas partes do crânio, fazendo tudo ficar ainda mais difícil.

Foram cinco dias entre a vida e a morte, até que ele levantou no Canil Municipal e esperou por Bruna. O balanço do rabo comprovou o que a ativista já sentia: Cabeção já tinha um lar. Após dois meses de tratamento, Cabeção foi morar na casa da vereadora, onde passou a integrar sua rotina de resgates e a ser símbolo da luta pela causa animal em Santa Cruz do Sul. Atualmente, a página do cão no Facebook tem mais de 162 mil curtidas. O local é utilizado para a divulgação de adoções, resgates, eventos beneficentes e palestras sobre o mundo animal quando, animado, o cão segue Bruna.

Neste sábado (24), a exemplo de outros anos, ocorre mais um aniversário solidário. Em comemoração ao dia em que a vida de Cabeção ganhou um novo rumo, um evento será organizado no estacionamento da AgroSandri, na Rua Ernesto Alves, número  688, no centro de Santa Cruz do Sul. Quem for ao local, das 9h30min às 11h30min, e comprar ração para as ONGS de proteção animal, poderá fazer uma fotografia com Cabeção e ainda vai levar uma bandana de presente. Haverá também a distribuição de brindes pela Hercosul, empresa de alimentos para cães e gatos.