compartilhe >>

Porto Alegre é a cidade com maior incidência de câncer de mama no Brasil


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 23/10/2017 09:37

Geral   OUTUBRO ROSA

A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - RS (SBM-RS), Maria Ângela Alexandretti, falou sobre a incidência de câncer de mama durante a palestra Outubro Rosa, promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento ocorreu no Centro de Eventos AMRIGS na quinta-feira (19).

"Os processos avançaram significativamente e, atualmente, existe maior preocupação com a diminuição da mutilação na mulher. Também chamamos atenção para a melhoria no acesso ao tratamento, mas isso ainda deve melhorar, para que a paciente que tenha o diagnóstico consiga obter o acompanhamento necessário até a reconstrução mamária. No Brasil, são cerca de sessenta mil novos casos de câncer de mama por ano, com aproximadamente quinze mil mortes", aponta Maria Ângela.

Segundo a palestrante, em Porto Alegre são cerca de 1.200 novos casos por ano. A capital gaúcha é a cidade com maior incidência da doença no país. "A prevenção mais eficaz é o diagnóstico precoce. A campanha “Outubro Rosa” é uma aliada, pois muitas mulheres recebem orientações sobre a importância do diagnóstico e procuram seu médico para os exames", salienta.

Focando na melhoraria da recuperação e da autoestima da mulher que está se recuperando do câncer de mama, a reconstrução mamária também foi assunto desta edição do Ciclo de Palestras.

"Quando começamos a trabalhar na reconstrução mamária após a operação para a retirada do tumor, em 1988, ainda se debatia sobre a importância dessa cirurgia. Hoje, conseguimos desmistificar detalhes que não conseguíamos explicar naquele momento. Percebemos que as mulheres conseguem elevar a autoestima mais facilmente com esta reconstrução, além de ajudar no fortalecimento do psicológico de quem está passando por um tratamento", relata o cirurgião plástico, Léo Francisco Doncatto.

O Ciclo de Palestras da AMRIGS integra a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. Para os próximos meses estão previstas as edições do Novembro Azul, com um painel sobre câncer de próstata e de pele, e o Dezembro Laranja, alertando para psicodermatoses e uma edição extra sobre comportamento suicida.


Foto: Agência Brasil
Assunto foi debatido durante a palestra Outubro Rosa, do Ciclo de Palestras promovido pela AMRIGS
Assunto foi debatido durante a palestra Outubro Rosa, do Ciclo de Palestras promovido pela AMRIGS