Menos sal, por favor


Publicado em 10/07/2017 11:05 Atualizado em 10/07/2017 11:06

Você já deve ter ouvido falar que não devemos consumir mais do que 5mg de sal de cozinha por dia, ou melhor, 2g de sódio diariamente. Está é a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), pois o consumo excessivo de sódio é a principal causa do surgimento da pressão alta.

Mas espera um pouco, nutri, sal de cozinha e sódio não são a mesma coisa??  Não!!! Provavelmente, você deve ter confundido porque o nome dado ao sal de cozinha possui sódio na composição, se chama cloreto de sódio.

Para vocês entenderem melhor: 
O sódio é um mineral muito importante para o organismo, ele está presente na atividade de contração muscular e na transmissão de impulso nervoso. Quando o organismo apresenta uma queda de sódio, o corpo apresenta sinais de fraqueza, náuseas e até vômito.

Já o cloreto de sódio, ou seja, o sal de cozinha, tem como função principal dar sabor aos alimentos. É claro que ele também possui outras funções, como regular a quantidade de líquido que fica dentro e fora das células. Aqui é que está o perigo, o consumo excessivo do sal de cozinha provoca uma alteração nesses líquidos, prejudicando o coração e os ruins.

Entendido?? 

Só não esqueçam que existem outros alimentos que possuem sódio em alta quantidade além do sal de cozinha, como caldos de carnes industrializados, salgadinhos, salames, enfim, tudo aquilo que a nutri diz pra evitar!! O que você pode fazer é, no lugar do sal de cozinha, utilizar ervas na preparação das refeições, fazer caldos caseiros e congelar, para assim, conhecer o sabor real dos alimentos! Permita-se!

PortalArauto
(Reprodução/Nutricionista Camila Mai)





Camila Mai

Nutricionista Camila Mai, especialista em nutrição estética e esportiva tem paixão por NUTRIR. O prazer pela promoção de saúde começou desde cedo, e hoje segue realizando incansáveis cursos de atualização na área. Camila Mai preza pelo estilo de vida saudável! Hoje atende em consultório em Santa Cruz do Sul (Clinica Fina Estampa) e realiza palestras relacionadas a nutrição clinica estética e esportiva. Nutricionista CRN2 9868




Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br CH New