A ciência está em todo lugar
compartilhe >>

A ciência está em todo lugar


Publicado 24/03/2019 09:13

A ciência está presente em todos os dias da nossa vida. Seja Matemática para economizar ou Biologia, Química e Física para escolher o melhor alimento.  Mas, de acordo com uma pesquisa do Instituto Abramundo, 79% dos brasileiros não sabem usar os conhecimentos científicos para entender a realidade que os cercam. O que nos deixa despreparados para enfrentar problemas simples, como ler o rótulo de produtos de higiene. Para especialistas, isso acontece devido ao pouco acesso que a população tem à Ciência e pela falta de ensino prático nas escolas.

TUDO à nossa volta tem ligação à ciência, como por exemplo: o ciclo da água que aprendemos desde cedo na escola, os veículos que precisam da COMBUSTÃO para funcionamento do motor, o crescimento das plantas, as cores de roupas e até mesmo de alimentos são gerados através da CIÊNCIA! Para algumas pessoas é tão difícil entender sobre átomos, matérias, volumes, massa, reações...  Seria muito interessante se houvesse um lugar onde aprender sobre Química,  Física e Biologia fosse algo simples, e acima de tudo, divertido. É por isso que surgiu o ARAUTO CIÊNCIA!

Meu interesse sobre o assunto vem de muito cedo, logo quando eram realizadas as primeiras aulas de biologia na escola e aquela tradicional experiência (que todos já devem ter feito) de plantar um feijão no algodão. E com o tempo esse desejo de aprender mais sempre me fez estudar e testar reações em casa e na escola. A maior alegria eram as FEIRAS DE CIÊNCIA onde deveríamos apresentar projetos que iam desde o Vulcão de Bicarbonato à Robôs feitos de papelão.

Não! Não sou nenhum estudante de Química ou Física e muito menos especialista no assunto. Sou apenas alguém interessado por Ciência que pretende aprender junto com a audiência os resultados de alguns experimentos e o motivo pelo qual acontecem. Além disso, minha base teatral me permite ser um cientista, médico, policial, professor ou qualquer outro papel que surgir. Como disse o Diretor Augusto Boal “No teatro tudo é verdade, até a mentira”. E é de forma teatral que levarei até o espectador os assuntos que iremos abordar nos vídeos. Por não ser um perito no assunto, a interação com o público será muito importante, pois também quero cativar professores e estudantes de forma que participem e lancem sugestões de experimentos para o Blog.

Aqui nós vamos reproduzir experiências simples, que você poderá realizar em casa ou na escola, e eventualmente vamos demonstrar reações maiores com a intenção de desmistificar a Ciência e fazer com que se tenha um entendimento fácil e lúdico sobre Química e Física.


A ciência está em todo lugar








Augusto Barros Comecei aos 6 anos no teatro, sempre me destaquei na área cômica e faço disso a minha profissão. O tenório, que é meu personagem de palhaço, foi criado em 2013, com o intuito de abordar temas importantes nas escolas através de brincadeiras e músicas. Integro a equipe de comunicadores da Arauto desde 2018.