Feed de Negócios
compartilhe >>

Do atacado ao negócio próprio: Dalva Mueller comemora 16 anos de Dana Presentes em Santa Cruz


Publicado 07/05/2021 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Guiada pela fé e tendo ao lado pessoas de fibra, Dalva Mueller é protagonista de uma trajetória de sucesso, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Há 16 anos, uniu a experiência no ramo atacadista com a vontade de fazer acontecer e ativou a Dana Presentes, uma loja com mais de três mil produtos na linha de bazar, decorações, cosméticos, mochilas, bolsas, acessórios, brinquedos e fantasias.

Natural do interior de Santa Cruz, Dalva saiu de casa aos 15 anos para trabalhar como vendedora no Albino Schulz Atacado, uma distribuidora de doces localizada na Tenente Coronel Brito, no Centro. Antes disso, ajudava os pais Guido e Almerinda na plantação do fumo. Após sair do atacado, passou pela Lojas Waechter, onde seguiu com a função por  três anos. Junto a caminhada profissional, Dalva construiu uma família. Casou e teve o primeiro e único filho: Guilherme Brandt. "Depois que o Guilherme nasceu, fiquei um em casa cuidando dele. Aí me separei e acabei tendo que me virar. Deixava meu filho com a minha mãe ou com alguma vizinha, para que eu pudesse trabalhar", relembra.

De sol a sol, a santa-cruzense voltou a fazer o que gostava: vender itens por atacado para as lojas da cidade. E assim foi por longos anos, até que decidiu empreender e dar vida à Dana Presentes. Da, de Dalva e Na, do sócio que abraçou a ideia com ela no início. "Começamos em uma sala na Thomas Flores. De lá, migramos para um espaço menor, mas localizado na Tenente Coronel Brito. Como estávamos crescendo, aluguei a sala ao lado para que pudéssemos ampliar a loja. Por ali ficamos um bom tempo, mas depois tivemos que sair e nos mudar para o endereço atual, na Júlio de Castilhos, nº 395. Quando esse prédio passou por reforma, nos mudamos de novo, mas o proprietário me prometeu que eu poderia voltar e agora estamos aqui, há dois anos e pensando em adquirir o espaço ao lado, para aumentar o negócio", conta Dalva.

Ao lado do filho Guilherme e de mais cinco colaboradoras - Maria, Adriane, Gislaine, Cátia e Graziela - Dalva oferece aos clientes da Dana Presentes - que conta também com uma filial na Tenente Coronel Brito nº 850, um leque de opções e presentes para qualquer ocasião. "O que mantém a loja aberta é esse mix de tudo. Por isso, gosto de ter variedades", diz a empresária que, apesar do pouco estudo, é uma grande visionária. "Não tenho estudo, mas também não tenho preguiça. Vejo as coisas e sempre fico pensando no que posso fazer para melhorar, porque tudo o que eu tenho, depende do bom andamento da loja", salienta.

Vivendo um dia de cada vez, Dalva gosta de estar com a família nos momentos de folga, principalmente, com o neto Nicolas, sua grande paixão. Além disso, gosta de viajar e passar o final de semana ao lado dos pais e do atual marido Rubem. Para ela, o sentimento é de alegria por todos esses anos atuando no ramo. "Tenho uma vida toda no setor de compra e venda e eu gosto muito de trabalhar com pessoas. O balcão vicia", considera Dana.


Foto: Maiquel Thessing/Portal Arauto
Dalva, ao lado do filho Guilherme, comanda a Dana Presente há mais de 16 anos
Dalva, ao lado do filho Guilherme, comanda a Dana Presente há mais de 16 anos