compartilhe >>

Projeto de Nicole Weber busca levar privacidade no atendimento de vítimas de violência


Publicado 18/01/2021 09:45
Atualizado 18/01/2021 09:56

Política   MAIS DIGNIDADE

Com o objetivo de garantir privacidade às vítimas de violência doméstica e estupro em Santa Cruz do Sul, a vereadora Nicole Weber (PTB) trabalha para a implantação da Sala das Hortênsias no Hospital Santa Cruz (HSC). O espaço visa proporcionar segurança e conforto em um ponto privativo da casa de saúde, para que as mulheres possam receber o atendimento sem ficarem expostas a outros pacientes. 

De acordo com Nicole Weber, a ideia surgiu durante seu trabalho como ativista da causa de proteção às mulheres. "Eu acompanhei vários casos de situação de estupro e violência doméstica. Já aconteceu de uma mulher apanhar de facão e o agressor chegar no hospital depois, com o facão, na triagem do hospital para terminar o serviço. Além de garantir essa segurança, a sala também proporcionará que fiquem separadas, para mais privacidade durante o momento tão difícil", explica.

A proposta foi levada à direção do Hospital Santa Cruz, juntamente com o deputado federal do PTB, Marcelo Moraes, que comprometeu-se em garantir os recursos. "O HSC foi muito parceiro em receber esse projeto. É um hospital filantrópico que visa esse tipo de humanização. A direção foi muito receptiva", salienta. Conforme a diretora de enfermagem da casa de saúde, Fernanda Gallisa, a qualificação de um local destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de agressão vem ao encontro da missão do Hospital Santa Cruz, que tem como premissa o cuidado humanizado, com foco na preservação da vida e no acolhimento com segurança.

 


Foto: Divulgação
Vereadora Nicole Weber e deputado Marcelo Moraes com a direção do HSC
Vereadora Nicole Weber e deputado Marcelo Moraes com a direção do HSC