compartilhe >>

"De uma forma ou de outra, ficaremos na laranja", afirma prefeito de Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 10/07/2020 20:18
Atualizado 10/07/2020 20:38

Geral   CORONAVÍRUS

A sexta-feira (10) tem sido de inquietação nas cidades do Vale do Rio Pardo em virtude da divulgação provisória das bandeiras do Distanciamento Controlado. A região de Santa Cruz do Sul ficou na vermelha, o que pode provocar uma série de restrições, caso não consiga reverter. O município de Santa Cruz já informou que entrará com recurso. E Vera Cruz? A cidade tem bons indicadores quando o assunto é coronavírus. Aliás, nesta sexta-feira informou que 100% dos pacientes com casos confirmados da doença estão curados. Além disso, não há internação em decorrência da Covid-19, tampouco óbitos.

A combinação de todos esses fatores, aponta o prefeito Guido Hoff, fará com que Vera Cruz possa seguir as regras da Bandeira Laranja, mesmo se a região não conseguir reverter o atual cenário. "Vamos esperar até segunda-feira, momento que serão divulgadas as bandeiras oficiais. Se a região permanecer na vermelha, eu assino um decreto em Vera Cruz, com base em um documento do Estado, que me permite isso. De uma forma ou de outra, ficaremos na laranja", confirma o Chefe do Executivo.

O documento no qual Hoff se refere é o Decreto nº 55.322, que diz em seu artigo 5º que os municípios localizados em região classificada na bandeira final vermelha poderão, excepcionalmente, mediante ato do chefe do Poder Executivo Municipal, adotar as medidas sanitárias segmentadas correspondentes aos protocolos definidos para a bandeira final laranja, desde que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos: não haja registro, nos quatorze dias anteriores à apuração, de qualquer hospitalização de munícipe seu confirmado para Covid-19; não haja registro, nos quatorze dias anteriores à apuração, de óbito de munícipe seu por Covid-19; e mantenham rigorosamente atualizados os seus registros junto aos sistemas oficiais SIVEP e E-SUS.

ALERTA LIGADO
Embora as restrições a serem adotadas em Vera Cruz seguem os protocolos da Bandeira Laranja, o Prefeito pede conscientização da população para os cuidados necessários de prevenção à Covid-19. Distanciamento social e uso de máscaras estão entre os pedidos de Hoff. "Nos próximos dias, aviso que as forças de segurança e os fiscais estarão mais fortemente nas ruas", antecipa. O objetivo é evitar desrespeito às regras de saúde e, consequentemente, frear o número de casos.


Foto Arquivo Jornal Arauto
"De uma forma ou de outra, ficaremos na laranja", afirma prefeito de Vera Cruz