compartilhe >>

Jornal Arauto traz pistas do enigma virtual da Gincana 2020


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 29/05/2020 10:00
Atualizado 30/05/2020 12:37

Geral   O QUE SERÁ?

Faltam sete dias para a Gincana Arauto - Em 2020, o Desafio é em Casa. E na edição desta sexta-feira do Jornal Arauto, há um aquece para as equipes: uma pista do que será o enigma virtual.

A publicação de partes de uma das tarefas mais tradicionais da Gincana de Vera Cruz vem se consolidando nas plataformas do Grupo Arauto. Com uma história cheia de detalheas, as dicas remetem, em algumas vezes, a objetos, a lugares, entre outros. A publicação está na página 10 da edição impressa do Arauto deste dia 29 de maio (ela pode ser conferida abaixo também).

A GINCANA
A Gincana Arauto será virtual e com tarefas executadas da casa dos participantes entre os dias 5 e 7 de junho. Eles serão desafiados a cumprirem provas de lógica, de conhecimento e tantas outras, utilizando, sobremaneira, a tecnologia e as redes sociais. Todas as etapas do evento estão sendo estruturadas para que haja diversão e ao mesmo tempo competitividade, mas respeitando todas as regras de isolamento social e de saúde, conforme previsto nos decretos estadual e municipal. 

Aliás, no regulamento há destaque para as formas de monitoramento que devem ser adotadas para isso, como solicitação de localização em tempo real por parte de integrantes inscritos, fotos e vídeos em plano amplo da residência dos inscritos, chamadas de vídeo através dos aplicativos de mensagem, utilização de plataformas virtuais de acompanhamento em tempo real, entre outros. A equipe que descumprir as determinações poderá ter desconto na pontuação.

A busca da felicidade

O enigma deste ano vai em busca da felicidade. Na verdade, em busca da Música da Felicidade. Um amigo, ex-integrante de uma equipe de Gincana de Vera Cruz, termina seu mestrado de História fora do estado. Ele achou um livro na Biblioteca Nacional, em que nossa cidade parece ser o centro de uma história de amor e de um objeto, até hoje tratado como lenda. 
A história aborda o amor de Magda e do famoso compositor Frédéric Chopin, além de uma música composta por ele para sua amada, chamada de “Música da Felicidade”.
Em suas pesquisas, ele notou que esta mulher, que foi amante de Chopin, acabou chegando a então de colônia Santa Cruz no final do ano de 1849. Magda trouxe com ela uma caixa, que reza a lenda, continha um papel com as notas musicais da chamada “Música da Felicidade”. Uma música linda e harmoniosa que deixava todos que a escutavam num estado de felicidade plena.
 Em sua análise, o ilustre vera-cruzense notou que esta caixa poderia estar escondida em algum local em Vera Cruz.
Vindo para Vera Cruz pouco antes da pandemia, sabendo do conhecimento de Paulo Celso Gerhard Júnior e Juliano Pauli dos locais mais inóspitos de Vera Cruz, pediu ajuda aos amigos para encontrar a caixa.
Prontamente os dois ajudaram o amigo e foram em busca desta caixa, porém chegando lá...
O que podemos contar é que em Vera Cruz toda história termina em enigma e que esse ano o trabalho de correria será da comissão organizadora.
 #fiqueemcasa. Só com a ajuda de vocês, de suas casas, conseguiremos desvendar mais este enigma. 

Escrito por: Paulo Celso Gerhard Júnior (Castelo)
Os acontecimentos citados neste “enigma” misturam fatos reais com ficção.

“Arte e vida se misturam. Fantasia e realidade se acrescentam.” 
Affonso Romano de Sant’Anna

Observação: junto com o texto há uma imagem de notas musicais. Veja.


Imagem faz parte da pista do enigma
Imagem faz parte da pista do enigma

Foto Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Jornal Arauto traz pistas do enigma virtual da Gincana 2020