compartilhe >>

Após decisão unânime, Elo Schneiders tem mandato cassado pela Câmara de Vereadores


Publicado 28/05/2020 17:00
Atualizado 28/05/2020 21:43

Política   SANTA CRUZ

O sexto mandato de um dos vereadores mais antigos da política santa-cruzense chegou ao fim. Após mais de quatro horas de julgamento, o plenário da Câmara de Vereadores decidiu aceitar o pedido da Comissão Parlamentar Processante (CPP) e cassar o mandato de Elo Ari Schneiders (PSD). A votação ocorreu na tarde desta quinta-feira (28). Schneiders é o segundo vereador cassado pela Câmara na história do município - o primeiro foi Alceu Crestani, na tarde de ontem - e com o resultado, além da perda imediata do mandato, ele também está inelegível pelos próximos oito anos.

O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público (MP) em fevereiro desse ano, por uma série de supostas irregularidades praticadas na Câmara de Vereadores e na Secretaria de Agricultura. As acusações incluem um esquema de captação de salários de servidores, conhecida como rachadinha, uso da máquina pública para fins particulares e entrega de materiais e prestações de serviços de forma irregular para agricultores.

No julgamento em plenário, que foi última etapa do processo, após as explanações do relator da comissão, vereadores e defesa, foi aberta a votação. Todos os vereadores - exceto Schneiders, que não esteve no julgamento em plenário - votaram sim para os 28 itens de acusação.

Conforme o presidente do Legislativo, Elstor Desbessel, nunca será fácil julgamentos assim. "Estamos tristes, porque são colegas de muitos anos. Mas, infelizmente, coube a nós tomar essa decisão. Sempre priorizamos a transparência. Esperamos que possamos trabalhar a partir de agora com mais harmonia", destaca. 


Foto: Jacson Miguel Stülp
Após decisão unânime, Elo Schneiders tem mandato cassado pela Câmara de Vereadores