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Preços das máscaras e álcool gel lideram denúncias no Procon de Santa Cruz


Publicado 02/04/2020 08:40
Atualizado 02/04/2020 08:45

Geral   SANTA CRUZ

Responsável por ajudar a mediar os conflitos entre os consumidores e os fornecedores de produtos e serviços, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Cruz do Sul realiza por mês - presencialmente e por telefone - cerca de 300 atendimentos. Desde que o isolamento social foi necessário em virtude do coronavírus, assim como a suspensão de diversos serviços, o Procon local tem recebido diversas denúncias sobre aumento dos preços do álcool em gel, máscaras e produtos alimentícios - da cesta básica. 

De acordo com levantamento divulgado pelo órgão, do dia 13 de março até esta quarta-feira (1) foram registradas 60 denúncias. Desse número, 35 referem-se apenas aos preços abusivos do álcool em gel, máscaras e luvas, sendo a maioria das reclamações. As demais estão relacionadas ao preço dos alimentos, dos combustíveis, das companhias aéres e de turismo, entre outros assuntos. 

Segundo o coordenador do Procon de Santa Cruz, Marcelo Estula, o órgão tem notificado farmácias, distribuidoras e mercados para verificar os aumentos. Na oportunidade, são solicitadas as notas de compra e venda dos produtos dos últimos meses para que seja possível analisar a margem de lucro que era praticada antes e depois da pandemia. "Em uma análise preliminar verificamos que os preços dos fabricantes e distribuidores aumentou. Isso acaba refletindo nos preços praticados para o consumidor, mas ainda estamos analisando os documentos recebidos para verificar se houve aumentos abusivos praticados pelas farmácias, distribuidoras e mercados", esclarece.

ATENDIMENTO

O Procon de Santa Cruz do Sul está possibilitando aos consumidores o atendimento à distância, sem que as pessoas precisem sair de casa em razão da Covid-19. Para tirar dúvidas da população o público pode enviar e-mail para procon@santacruz.rs.gov.br ou encaminhar mensagem via WhatsApp para (51) 3711-4548. Denúncias podem ser feitas tanto por e-mail ou WhatsApp, mas a mensagem deve conter nome, endereço do estabelecimento, e, se possível, foto do produto, nota fiscal e a descrição da infração cometida. O atendimento presencial e por telefone estão suspensos neste momento

 


Foto: Divulgação
Preços das máscaras e álcool gel lideram denúncias no Procon de Santa Cruz