compartilhe >>

FOTOS: Em meio a um passo e outro, alunos da Apae se entregam à dança gaúcha


Publicado 18/09/2019 19:45
Atualizado 18/09/2019 20:07

Geral Fotos   INTEGRAÇÃO

Entre um movimento e outro e em meio a muitos passos, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul se entregam à dança e buscam levar emoção, amor e pureza à comunidade. Desde 2012, a Apae conta com o grupo de danças gaúchas denominado Apaexone-se, composto por 22 alunos. E é no clima de Semana Farroupilha que o entusiasmo pela música e dança aumenta e se intensifica. 

Os ensaios ocorrem todas as quintas-feiras no período da manhã e, segundo a professora de Educação Física Viviane Lopes, o objetivo é fazer com que eles possam transmitir uma coreografia carregada de sentimentos puros e verdadeiros: "Eles dançam com a alma e o coração. É um grupo unido, amado e muito querido. Todos prestam muita atenção e têm um comprometimento grande", comenta. Sonhadores, os alunos, segundo a professora Viviane, têm ainda como objetivo dançar no programa Galpão Crioulo ou receber a visita do Neto Fagundes: "Eles carregam muita pureza e é preciso acreditar na capacidade deles".

VALORIZAÇÃO

Distribuindo sorrisos por onde passam, os 22 integrantes do grupo dançam as músicas gaúchas tradicionais e as de entrada. Conforme a professora, a iniciativa possibilita que eles tenham a autoestima elevada e, ainda, se sintam valorizados. "Busco trabalhar com coreografias que trazem sentimentos", complementa. A coordenadora pedagógica da Apae, Sandra Kirst, destaca que os ensaios do grupo de danças são momentos muito importantes para os alunos e que contribuem no que se refere ao desenvolvimento dos mesmos: "É um momento de integração e que faz eles se sentirem importantes"

Ricardo Bartz, 34 anos, é um dos integrantes desde a sua fundação e conta que sempre foi um apaixonado por dança gaúcha. Além de ter gosto pela dança, ele ressalta que fazer amizades é o que mais o motiva a permanecer no grupo.