compartilhe >>

Megaoperação contra a dengue reúne 300 profissionais neste sábado em Santa Cruz


Publicado 15/06/2019 08:54
Atualizado 15/06/2019 10:18

Geral   EM ALETRA

Cerca de 300 profissionais incluindo militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Guarda Municipal, Ucefex, Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar e agentes comunitários estão mobilizados até as 17h deste sábado (15) para a realização de uma megaoperação de combate ao mosquito transmissor da dengue em Santa Cruz do Sul. 

A concentração ocorreu na manhã de hoje na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, no Bairro Universitário, e ao longo do dia receberão as visitas dos profissionais os bairros Universitário, Avenida e Santo Inácio.

De acordo com o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, diferente da primeira edição, não será feito um mutirão de limpeza, apenas serão recolhidos pequenos materiais que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue. 

Na manhã de hoje, o secretário ressaltou que a situação do município é preocupante, tanto que Santa Cruz está quase tendo uma epidemia de dengue. Além disso, destacou a importância das pessoas receberem os profissionais envolvidos na megaoperação, bem como, de todos ajudarem para evitar água parada e outros focos do mosquito. 

COMO IRÁ FUNCIONAR?

No Bairro Avenida, serão percorridas durante a megaoperação 24 quadras, enquanto no Universitário 51 quadras receberão as visitas dos profissionais. No Bairro Santo Inácio, onde há o maior número de suspeitos, foram incluídas mais 15 quadras. Além disso, será feita a visitação e vistoria no Condomínio Costa Norte. 

O secretário ressalta que no Bairro Avenida há 2.492 moradores, 1.617 residências e 49 terrenos baldios. No caso do Bairro Universitário, há mais de 4.100 pessoas residentes, 3.402 casas e 106 terrenos baldios. No Bairro Santo Inácio, serão visitadas 1.009 residências que fazem parte de uma área maior de contaminação onde a Prefeitura tem registrado uma quantidade maior de casos suspeitos.

O Município também pretende fazer, até no quarto andar, a sensibilização e vistorias de edifícios. Além disso, será feita a aplicação de larvicidas no Cemitério Municipal e em terrenos baldios.

SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Santa Cruz do Sul já tem confirmados 14 casos de dengue, sendo dois deles no Bairro Universitário, dois no Santo Antônio, seis no Santo Inácio, um no Avenida, dois no centro e um caso confirmado no Bairro Higienópolis.