compartilhe >>

Desafio das cidades é ampliar índice de tratamento de esgoto


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 15/06/2019 14:50
Atualizado 15/06/2019 15:00

Geral Região   SANEAMENTO BÁSICO

O maior desafio dos municípios hoje quando o assunto é saneamento básico está relacionado ao tratamento de esgoto. Em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, por exemplo, não chega a 50% o percentual do resíduo tratado. Atualmente, em Vera Cruz cerca de 38% do esgoto recebe tratamento, por meio das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Isso porque, desde 2010, todos os empreendedores de loteamentos são obrigados a construírem uma estação de tratamento - que representa hoje cerca de 30% do tratamento do resíduo, segundo o engenheiro civil do Município, Roberto Mendes. 

Além disso, conforme o coordenador do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Ivan Rodrigues, o Município conta com uma ETE própria, desde 2015, que trata no momento 8% do efluente na região sul.

Em Santa Cruz, a realidade não é muito diferente. Cerca de 20% do esgoto é tratado, de acordo com dados da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo serviço. 

No município, o tratamento se dá por meio de lagoas de estabilização, que têm três tipos específicos de depuração do esgoto: lagoas anaeróbias, facultativas e de maturação. De acordo com a gerente da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, nos loteamentos, o empreendedor constrói a ETE e a Corsan realiza a vistoria técnica para, em caso de aprovação, passar a operar.

Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira, do Jornal Arauto.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Em Vera Cruz, ETE do município trata 8% do esgoto
Em Vera Cruz, ETE do município trata 8% do esgoto