compartilhe >>

De traço em traço, o desenho de uma história


Publicado 19/10/2018 06:22
Atualizado 19/10/2018 10:31

Geral Vídeos   TALENTO DA REGIÃO

Foi em uma gruta em Monte Alverne, interior de Santa Cruz, que Julio Mahl se inspirou para o primeiro desenho. Após um passeio com os colegas de escola e o pedido de que cada aluno registrasse no papel o que havia vivido, o santa-cruzense surpreendeu pela primeira vez. No meio de diversas paisagens com árvores e pessoas em forma de palitinhos, o professor pegou em mãos o retrato dele mesmo durante as atividades com as crianças. O desenho ganhou destaque na parede da escola. Nascia ali o artista Julio Mahl.

O talento, que nasceu com ele, foi cada vez mais se tornando perceptível e também reconhecido. Sentado em sala de aula, com uma prova de história estendida na mesa, Julio leu uma questão e as palavras não saíram. Foi quando virou a folha e desenhou o que sua mente raciocinava sobre o assunto. Foi a primeira resposta em desenho que a professora Noemia Ruppenthal marcou como correta.

Quase na mesma época, com cerca de 13 anos, Julio deixou marcado nas paredes de casa a prova do que se tornaria profissão. Estava sozinho e sonhava com um quarto diferente. Reuniu algumas cores de tinta têmpera e trouxe a Turma da Mônica para dormir com ele. O receio de levar uma bronca da mãe foi substituído por alívio quando ela chegou, abriu um sorriso e parabenizou o trabalho. Desde aquele dia, quando mostrou o quarto do filho para todas as visitas, Vera Mahl se tornou a maior admiradora e a publicitária mais apaixonada de Julio.

Os ídolos do futebol como inspiração

Se na infância a criação do próprio álbum de figurinhas dos jogadores do Grêmio marcou o início do trabalho de Julio, na vida adulta também foi a admiração pelos craques que o incentivou. A caricatura do jogador gremista Dinho, conhecido como "O Cangaceiro dos Pampas", foi o marco da carreira de Julio. Após o ex-volante ver o desenho, o convidou para conhecer sua casa, a sala de troféus e as primeiras divulgações a nível nacional ocorreram. O jogador que já era um dos atletas que Julio desenhava no álbum de figurinhas quando criança, o motivou a retomar as produções após cerca de 15 anos longe dos lápis. Hoje, o artista de 36 anos já conheceu dezenas de jogadores por conta do seu trabalho e até entregou uma obra ao ídolo Renato Portaluppi.

Arauto e a Oktober

Já com o desejo de divulgar o trabalho na Festa da Alegria, Julio Mahl, em um diálogo com os locutores Cátia Kist e Maiquel Thessing, foi convidado para uma parceria com o Grupo Arauto. Os artistas que marcaram presença no primeiro fim de semana de festa foram presenteados com suas caricaturas. A reação dos artistas, registradas em vídeo, emocionou Julio que, de madrugada, levantou e passou a desenhar os próximos cantores que ainda vão subir no palco da Arena de Shows.

O amor é o combustível

São cerca de sete mil trabalhos já realizados, entre caricaturas e desenhos realistas, dentro de um ateliê no conforto de casa e ao lado da esposa Eliana Fockink e das filhas Yasmin, 10 anos, e Ysabella, um anos e dois meses. As mulheres de sua vida são, aliás, a grande motivação para que o trabalho seja feito com atenção, carinho e respeito. Ao contrário de caricaturas rápidas, onde as características negativas são valorizadas, Julio prefere trabalhar com cuidado e entregar um trabalho que o cliente, mesmo em desenho, se sinta bonito.

Carregado de incentivo e motivado a evoluir cada dia mais, o filho de Vera e Benno alcança, aos poucos, o mundo. Através das redes sociais, seu principal meio de divulgar os trabalhos, desenha para outros estados e até mesmo países, como Argentina, Colômbia, México, EUA, Portugal, Espanha, África do Sul e Rússia. Padrinho do projeto Centro de Oportunidades ao Talento (COT) no Rio de Janeiro, ao lado de personalidades como Renato Gaúcho e Danrlei, Julio Mahl tem planos: continuar estudando, a fim de chegar a cada vez mais lugares, mas principalmente ser motivo de orgulho para sua região.

Quer ter um desenho feito pelo Julio Mahl? Fale com ele pelo whatsapp: 51 9 9949-8475.

Instagram: @juliomahl

Clique aqui e confira trabalhos do artista.

Veja a reportagem em vídeo:


Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
Arte de desenhar também eternizou registro do casamento de Julio e Eliana
Arte de desenhar também eternizou registro do casamento de Julio e Eliana

Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
Julio criou um ateliê dentro de casa para se dedicar exclusivamente aos desenhos
Julio criou um ateliê dentro de casa para se dedicar exclusivamente aos desenhos

Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
Julio acredita que já fez mais de sete mil trabalhos
Julio acredita que já fez mais de sete mil trabalhos

Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
Desenho de Yasmin, filha mais velha, é utilizado como logomarca do artista
Desenho de Yasmin, filha mais velha, é utilizado como logomarca do artista

Foto: Arquivo Pessoal
Um dos primeiros desenhos de Julio, quando ele tinha cerca de 13 anos
Um dos primeiros desenhos de Julio, quando ele tinha cerca de 13 anos