compartilhe >>

Vereadora cobra solução para infestação de carrapatos


Publicado 21/09/2018 10:55
Atualizado 21/09/2018 14:07

Política   PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Está na pauta da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (24), o pedido de informação para que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul responda questionamentos sobre como é feito o controle de carrapatos no município. Encaminhado pela vereadora Bruna Molz (PTB), o documento pergunta ainda quais informativos são entregues nos bairros, já que o carrapato pode transmitir doenças. Ainda, questiona se os agentes de saúde têm algum treinamento sobre o problema. O pedido será votado na segunda e depois encaminhado à prefeitura que tem 15 dias úteis para responder.

A vereadora diz que a situação ocorre em diferentes bairros da cidade. Por ser lutadora da causa animal, Bruna recebe inúmeros pedidos relacionados ao problema. " É alarmante a infestação de carrapatos nos bairros Progresso, Viver Bem, Pedreira, Santuário, os pedidos de ajuda não param de chegar", fala. Ela lembra que o carrapato pode passar doenças tanto para os animais como para as pessoas. Exemplo para o humano é a febre maculosa, que pode levar à morte. Começa com uma febre que pode ser moderada a alta, chegando até 39 a 40 graus. É comum ter dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas. "Isso é caso de saúde pública", ressalta.

Bruna ainda ressalta que está presente na lei de zoonoses que é essencial preservar a saúde da população mediante o emprego de conhecimentos especializados de saúde pública veterinária. Ainda, prevenir, reduzir e eliminar as causas de sofrimento aos animais; e preservar a saúde e o bem estar da população humana, evitando danos ou incômodos causados por animais. 

A prefeitura de Santa Cruz do Sul está em ponto facultativo nesta sexta-feira (21) e dará um retorno sobre o assunto na segunda-feira (24).


Foto: Divulgação
Vereadora cobra solução para infestação de carrapatos