compartilhe >>

Santa Cruz terá serviço regional de oftalmologia


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 19/09/2018 12:15
Atualizado 19/09/2018 12:16

Geral   SAÚDE

A notícia de que o serviço em oftalmologia contemplará centenas de pacientes todo mês no Hospital Santa Cruz (HSC), vem como um alento para os santa-cruzenses que precisam recorrer a essa especialidade. Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Telmo Kirst, acompanhado do secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, conheceu a estrutura do Centro de Oftalmologia da casa de saúde. Telmo foi recebido pelo diretor- geral da instituição, Vilmar Thomé, pela Reitora da Unisc e presidente da Apesc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, pelo diretor-administrativo financeiro, Egardo Orlando Koentze, e pelo coordenador do setor de oftalmologia, Dr Farid Abbas Abed. A coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis, e os diretores de saúde do Município, acompanharam a visita.

O Centro de Oftalmologia do HSC começou a funcionar em 1º de setembro. Com a nova estrutura, pacientes que precisavam se deslocar até o município de Faxinal do Soturno, para serem atendidos no Hospital São Roque, referência para procedimentos em oftalmo, agora recebem suporte em Santa Cruz do Sul. 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), atualmente mais de três mil pacientes aguardam na fila de espera por uma consulta oftalmológica. Com essa parceria, em um ano, 11.759 consultas e reconsultas serão realizadas na cidade. O secretário da pasta, Régis de Oliveira Júnior, ressaltou a importância do convênio entre o Município, Estado, União e HSC. “Teremos 340 consultas por mês para os pacientes de Santa Cruz. A referência em nossa cidade reforça nosso compromisso de termos a melhor saúde pública do Rio Grande”, afirmou.

O prefeito Telmo Kirst, ao conhecer o trabalho realizado pela casa de saúde, parabenizou pela estrutura oferecida. “O serviço será um avanço para Santa Cruz. A qualidade técnica do Hospital Santa Cruz é impecável e, no que depender da prefeitura, iremos incrementar o serviço ao longo dos próximos meses”, assegurou. 

Entre os procedimentos  que o HSC fará estão diagnóstico em oftalmo, ultrassonografia e cirurgias ambulatoriais. Pacientes que requerem tratamento para glaucoma e retina continuarão sendo encaminhados para Faxinal do Soturno até a habilitação do serviço pelo Ministério da Saúde.

Para a realização dos procedimentos em oftalmologia no HSC, será repassado via Ministério da Saúde o valor anual de R$ 1.816.251, 12. Os municípios de Sinimbu, Vale Verde, Vera Cruz e Passo do Sobrado também passam a ser referenciados para o serviço de Santa Cruz do Sul. A regulação e agendamentos é através do SISREG ( Estado).


Foto: Divulgação
O Centro de Oftalmologia do HSC começou a funcionar em 1º de setembro
O Centro de Oftalmologia do HSC começou a funcionar em 1º de setembro