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INSS digital já está disponível em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 22/06/2018 14:08
Atualizado 22/06/2018 17:13

Geral   NOVIDADE

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) lançou, em março deste ano, uma nova ferramenta para o atendimento dos segurados. Trata-se do INSS digital, que serve para acompanhar o histórico de contribuições e abrir pedidos de aposentadoria e perícia médica. Tudo pode ser resolvido a partir do computador pessoal do segurado, ou de seu navegador do smartphone, sem a necessidade de senhas e filas de espera. A agência de Santa Cruz do Sul já aderiu ao sistema.

Conforme a advogada Maria Cristina Becker de Carvalho, da equipe BVK Advogados Associados, vários serviços passarão a ser digitais, a partir da implementação desta ferramenta. “No futuro, tudo deverá ser informatizado, mas por enquanto, o atendimento a todas estas demandas continua sendo presencial também, inclusive na agência de Santa Cruz do Sul”, explica.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

De acordo com Maria Cristina, que é especialista em Direito Previdenciário, o INSS Digital está sendo disponibilizado por meio de um acordo de cooperação técnica. “Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS”, detalha.

Por meio desse acordo de cooperação, o segurado conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. “Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS. As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário-maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e até mesmo, aposentadoria”, releva a advogada.

O sistema disponibiliza uma aba, chamada de “Meu INSS”. Nela é permitido fazer agendamento e realizar consultas, tudo via internet, diretamente pelo segurado. “Neste caso, o próprio segurado acessa e acompanha todas as informações do seu histórico de trabalho, sem precisar ir até o INSS”. Para utilizar o “Meu INSS”, segundo a advogada,  é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha.

MELHORA NO ATENDIMENTO 

Segundo a advogada, atualmente, as agências do INSS de todo o país apresentam déficit no número de servidores para realizar o atendimento pessoal ao segurado. A criação do INSS Digital permite que este atendimento presencial seja excluído, possibilitando que as demandas sejam resolvidas com maior celeridade. “Como existem poucos servidores que atendem ao usuário, a ideia é que esta informatização traga agilidade ao INSS.”

Por enquanto, o sistema está disponível apenas para uso em computadores, via acesso ao navegador de internet. A intenção é que com o tempo, e a integração dos sistemas, o INSS lance um aplicativo para facilitar a navegação por meio de tablets e smartphones.


Foto: Divulgação
Atualmente, as agências do INSS de todo o país apresentam déficit no número de servidores para realizar o atendimento pessoal ao segurado
Atualmente, as agências do INSS de todo o país apresentam déficit no número de servidores para realizar o atendimento pessoal ao segurado