compartilhe >>

Gincana de Vera Cruz inspira em Carlos Barbosa


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 21/04/2018 08:39
Atualizado 21/04/2018 08:41

Geral   SERVINDO DE MODELO

A Gincana Municipal de Vera Cruz, que realiza sua 30ª edição de 25 a 27 de maio, ainda surpreende os visitantes e inspira. Para conhecer o modelo de organização do maior evento local, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Carlos Barbosa, Marcos Schneider, e membros de sua equipe, estiveram em Vera Cruz nesta quinta-feira para conversar com o prefeito, Guido Hoff, com o secretário de Cultura, Lucas Dalfrancis, e o coordenador da disputa deste ano, Marcelo Carvalho. A terra da Tramontina e da ACBF, uma referência nacional no futsal, tem características que se assemelham a Vera Cruz. Está prestes a completar 59 anos de emancipação e a população aproximada chega a 28 mil habitantes.

O próximo passo é buscar realizar uma gincana que integre sua comunidade, forme líderes e se torne um marco no município da serra gaúcha. Schneider se mostrou surpreso e encantado com o que viu em fotografias, vídeos e ouviu nos relatos.

TEMPO PARA BEM PLANEJAR

O Secretário de Carlos Barbosa relatou que existiu, nos anos 90, uma gincana por lá, organizada pelo jornal local em parceria com clubes da cidade. Mas a promoção enfraqueceu e parou de ser feita há cerca de 20 anos. “Queremos reativar a gincana”, resumiu Schneider, que planeja fazer o lançamento oficial em setembro próximo, para no mesmo período do ano que vem, com a mobilização das equipes feita, realizá-la. A intenção é marcar os 60 anos de emancipação de Carlos Barbosa.

ESQUELETO CONSOLIDADO
Lucas e Marcelo explanaram sobre o esqueleto em que se estrutura a gincana, com as tarefas já conhecidas das equipes, ainda que o tema seja revelado apenas na noite de abertura. Desfile, esportivas, show, foto e vídeo foram amplamente apresentados e atraíram os olhares dos visitantes. “A gincana é um patrimônio que não pertence só a nós. Atraímos um núcleo criativo de todo Estado para cá no fim de semana”, alegou Lucas Dalfrancis, referindo-se a cenógrafos, coreógrafos, músicos, figurinistas.

MODELO DE SUCESSO

O dirigente de Carlos Barbosa se impressionou com o tamanho da estrutura e tudo o que movimenta em termos de comunidade, profissionais contratados, comércio local. E lhe chamou especial atenção o papel da gincana de formar lideranças e renovar. Schneider chegou a Vera Cruz depois de pesquisar na internet e ver o slogan de “Capital das Gincanas”, assim como a tarefa que entrou para o livro dos recordes. “Vim buscar informação, mas vim sentir a gincana, destacou Marcos Schneider, que já garantiu presença no fim de semana mais aguardado de maio. “A gincana de Vera Cruz inspira”, arrematou.

Dúvidas quanto ao processo de elaboração, premiação, avaliação foram esclarecidas, assim como, ao contatar com gincaneiros, Schneider quis saber dos desafios, dos pontos que poderiam melhorar, de eventuais problemas, para que ao implantarem a gincana em Carlos Barbosa, possam evitar ou minimizar erros.


Foto: Jornal Arauto
Comitiva de Carlos Barbosa veio a Vera Cruz conhecer a gincana para reativar disputa
Comitiva de Carlos Barbosa veio a Vera Cruz conhecer a gincana para reativar disputa