Governo do Estado recebe prioridades dos Arranjos Produtivos Locais em carta aberta


Publicado em 21/03/2018 16:22 Geral   DESTAQUE Fonte: Assessoria de Imprensa

O 5º Encontro Estadual de Arranjos Produtivos Locais realizado nesta quarta-feira, dia 21, na sede do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo, em Rincão Del Rey (Rio Pardo), encerrou com a entrega de um documento – denominado de Carta Aberta – pelas instituições à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) para que o Governo do Estado mantenha a política de investimentos nos APLs. A carta foi entregue ao secretário adjunto Evandro Fontana, que levará a demanda ao governador José Ivo Sartori.
Os APLs iniciaram a mobilização porque no final de 2018 encerra-se o ciclo de investimentos na política dos arranjos com o fomento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Assim é fundamental que se encontre formas de financiar e seguir estimulando o programa, que é fundamental para o desenvolvimento das mais variadas regiões. 
O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, Angelo Hoff, destaca que a política de APLs é essencial para todas as regiões. “Só com este investimento conseguiremos manter as atividades dentro dos arranjos, que são tão importantes para o desenvolvimento das nossas regiões. A carta é um instrumento de força dos APLs e mostra o nosso posicionamento quanto ao programa”, destacou. 
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Fontana, lembrou que o encontro é de grande importância. Houve a participação de 32 APLs do Estado, que representaram em torno de 8.900 empresas, sendo que trata-se de um grande desafio fazer com que haja o fortalecimento dos APls. 
“Esperamos que em breve termos uma nova realidade financeira, para que hajam recursos e possamos acessar também recursos de bancos internacionais, o que atualmente estamos impedidos. Precisamos de outras fontes financiadoras para que possamos seguir com os APLs atuando com toda a força”, citou Evandro Fontana. 

 





Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br