compartilhe >>

Santa Cruz do Sul já registrou 54 focos do Aedes aegypti neste ano


Publicado 21/03/2018 14:26
Atualizado 21/03/2018 14:42

Geral   ALERTA

A situação referente ao mosquito da dengue - Aedes aegypti -, em Santa Cruz do Sul, é motivo de preocupação, de acordo com o coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues.

Segundo ele, do início de janeiro até esta quarta-feira (21), já foram encontrados 54 focos do mosquito no município, sendo que a maior quantidade deles – 36 focos –foi localizada no Bairro Bom Jesus. O número preocupa, pois, conforme Rodrigues, em todo o ano passado houve registro de 198 focos. “Com todo o trabalho de orientação que estamos fazendo, é um alerta ainda termos tantos focos”, observa. O último foi encontrado no dia 2 de março, também no Bairro Bom Jesus.

Para ele, a quantidade de focos já encontrados apenas neste ano está relacionada ao fato de que em 2017 o inverno não tenha sido rigoroso, pois o frio diminui a quantidade de larvas.  

Desde 2016, Santa Cruz do Sul não constrói mais armadilhas para coletar as larvas do Aedes aegypti. Rodrigues explica que isso ocorre, porque desde o referido ano o município é considerado infestado: “Quando em um mesmo bairro são encontrados três focos ou mais do mosquito, a cidade já passa a ser considerada infestada”.

Como forma de combater ainda mais o mosquito, Rodrigues ressalta que a equipe de agentes frequentam dois bairros por semana quando fazem visitas domiciliares e coletam material para verificar se há larvas ou não. “Nós partimos sempre dos bairros com maior número de focos para os menos infestados”, complementa.

O coordenador ainda ressalta que a cada quatro meses é realizado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). O que tem preocupado, também, é que em novembro o índice foi de 0,4%, enquanto que o levantamento feito neste mês trouxe um percentual maior: 0,9%. Segundo ele, o índice possibilita saber o que é necessário melhorar e qual o local que exige uma atenção maior.

11

Quantidade de agentes que têm como trabalho a prevenção ao Aedes aegypti no município.

NÚMEROS DE FOCOS

Confira a seguir quantos focos do mosquito foram encontrados neste ano em Santa Cruz do Sul:

Bairro Schulz: dois focos

Bairro Senai: um foco

Bairro Goiás: nove focos

Centro: três focos

Bairro Ana Nery: dois focos

Bairro Pedreira: um foco


Foto: Kethlin Meurer / Portal Arauto
Nesta época do ano, risco de haver mais focos do mosquito aumenta
Nesta época do ano, risco de haver mais focos do mosquito aumenta

Foto: Kethlin Meurer / Portal Arauto
Recipientes que podem acumular água devem ser mantidos limpos
Recipientes que podem acumular água devem ser mantidos limpos