compartilhe >>

Neo-nazismo, água potável e juramento hipocrático foram os temas do Vestibular de Medicina


Publicado 13/01/2018 16:11
Atualizado 13/01/2018 17:43

Geral   UNISC

Os 1,6 mil candidatos que estiveram presentes no Vestibular de Medicina da Unisc na tarde deste sábado (13) tiveram que escolher entre três temas na prova única de redação. Com um tempo de 3 horas para optar por um dos seguintes temas: Neo-nazismo, Água Potável e Juramento Hipocrático. 

Tema 1: Neo-nazismo

No início da década de 1980, em meio à ebulição do movimento punk, o movimento neonazista surgiu no Brasil. o contexto socioeconômico do país, marcado pelo enfraquecimento do "milagre econômico" do regime militar e consequente perspectiva de um futuro sombrio, facilitou a absorção da influência do movimento neonazista internacional.

Atualmente, existem mais de uma dezena de grupos neonazistas no país, espalhados sobretudo nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal

Aborde a temática através de um texto de caráter argumentativo

Tema 2: Água potável

Mundo completa 'Década da Água' com milhões de pessoas passando sede

BRUNO BENEVIDES, FOLHA DE SÃO PAULO 

Passam sede hoje no mundo 748 milhões de pessoas, apesar de outras 2,3 bilhões terem conquistado o acesso à água nos últimos 25 anos. Esse é o balanço da "Década da Água para a Vida", instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2005, que termina neste domingo (22).

A desigualdade na oferta, a poluição de rios e mananciais e a falta de planejamento para fases de seca –como a que atinge o Sudeste do Brasi– são as questões a serem superadas na próxima década, segundo analistas. "Tivemos avanços, mas não podemos nos contentar com 748 milhões sem água", diz Luis Lima, oficial de meio ambiente da Unesco (agência da ONU para educação, cultura e ciência) no Brasil.

O órgão coordena o programa, que incluiu a meta de diminuir pela metade o número de pessoas sem água e sem saneamento. A primeira parte foi alcançada em 2012; a segunda está atrasada e não deve ser atingida, diz Leo Heller, relator da ONU para água. 

Posicione-se elaborando um textod e caráter argumentativo.

Tema 3 - Juramento Hipocrático

Um sucessor moderno do Juramento Hipocrático para médicos em todo mundo ofi aprovado pela WMA (World Medical Association), que utilizava até então Declaração de Genebra, adotada pela Associação em 1948.

A Declaração revista reorienta o texto para refletir mudanças ao longo das décadas na relação entre médicos e seus pacientes e entre os próprios médicos. Cmo resultado, a nova versão faz referência específica, pela primeira vez, ao respeito da autonomia do paciente.

Também inclui nova obrigação de respeito entre professores, colegas e estudantes. A Declaração de 1948 diz que alunos devem respeitar seus professores, mas não há reciprocidade.

Existe nova obrigação para medicos compartilhar conhecimentos médicos em benefício de seus pacientes e avanço da saúde. Também é adicionado requisitos para que médicos atentem à sua própria saúde, bem-estar e habilidades, a fim de cuidar no mais alto padrão.

A atual Declaração de Genebra é utilizada em todo mundo por médicos. Em muitos países, é realmente parte do código profissional médico e em alguns é juridicamente vinculativo. No entanto, em outros países, não é usado ou é adaptado de alguma forma.

A WMA está agora esperando que o documento aprovado, após um  processo de revisão de dois anos, incluindo período de consulta pública, torne-se código ético global para todos os médicos.

Novo juramento

Como membro 
da profissão médica:
EU PROMETO SOLENEMENTE consagrar a minha vida 
ao serviço da humanidade;

A saúde e o bem-estar 
do meu doente serão 
as minhas primeiras preocupações;

EU RESPEITAREI a autonomia 
e a dignidade do meu doente;

EU MANTEREI o máximo respeito pela vida humana;

NÃO PERMITIREI discriminações de idade, doença ou deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação política, raça, orientação sexual, estatuto social ou qualquer outro fator se interponham 
entre o meu dever 
e o meu doente;

EU RESPEITAREI os segredos 
que me forem confiados, mesmo após o meu paciente ter morrido;

PROMOVEREI a minha profissão com consciência e dignidade e de acordo com a boa prática médica;

PROMOVEREI a honra 
e as nobres tradições 
da profissão médica;

DAREI aos meus rprofessores, colegas e alunos o respeito e a gratidão que é devido;

COMPARTILHAREI meu conhecimento médico 
em benefício do paciente e do avanço da sáude;

ASSISTIREI a minha própria saúde, bem-estar e habilidades, a fim de fornecer cuidados no mais alto padrão;

NÃO UTILIZAREI meu conhecimento médico para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça

FAÇO AS PROMESSAS solenemente, livremente 
e em minha honra.

Aborde, num texto argumentativo, os valores e ideais do novo juramento proposto para o profissional da medicina.

 


Foto: Felipe Nopes / Divulgação
1.600 candidatos participaram do vestibular de medicina
1.600 candidatos participaram do vestibular de medicina