compartilhe >>

Juntos, pela paz e contra o bullying


Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
Publicado 23/11/2017 08:04
Atualizado 23/11/2017 08:24

Geral   SANTA CRUZ

Com o propósito de promover a paz e falar sobre preconceito, alunos da Emef Santuário, juntamento com a comunidade, se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) em Santa Cruz. Juntos, caminharam com pedidos de um mundo melhor e bondoso. A atividade faz alusão à campanha Bullying não tem graça! da Prefeitura Municipal.

Foram aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, professores, comunidade escolar, membros do Conselho Municipal Anti-Bullying (Comab), autoridades e representantes de outras escolas, que reunidas percorreram o bairro carregando cartazes e balões.

De acordo com a vice-diretora da Emef Santuário Lia Heuser, o bullying é grave e deve ser tratado com muita seriedade. "Com essa campanha da prefeitura e com nossos projetos dentro da escola, queremos falar sobre e mobilizar os alunos", diz. 

A Campanha

As atividades previstas dentro da Campanha Bullying não tem graça! serão realizadas de 3 de outubro a 14 de dezembro e têm como objetivo envolver pais, alunos, professores e a comunidade nas discussões acerca do problema.  A iniciativa tem como parceiros a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom), Secretaria Municipal de Educação (SEE), Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Câmara de Vereadores e Associação de Apoio às Classes Especiais (AACE).

A ideia é construir uma grande mobilização, com a participação dos mais diversos setores da sociedade e trazer à tona discussões sobre o preconceito, o desrespeito e a violência dentro das escolas, situações que nos dias de hoje se revelam através do fenômeno conhecido como bullying. A campanha ocorrerá dentro das escolas, com muita distribuição de material informativo, apresentação de vídeo educativo e ações permanentes visando a prevenção e o combate.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, no planejamento de todas as fases da campanha houve uma preocupação com o aspecto didático dos materiais. “Além de todas as peças que serão distribuídas na rede municipal de ensino, teremos também busdoor afixados nos ônibus que circulam pela cidade. A ideia é que essa discussão vá muito além, que ultrapasse os muros da escola e envolva toda a comunidade santa-cruzense”, disse.

Segundo o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, o município deve tornar-se uma referência na luta antibullying, dando exemplo para outras cidades. Ele espera que os mais diversos setores da sociedade santa-cruzense se unam em torno da causa. “O governo municipal quer abrir as discussões e o debate acerca de um problema que não existe só em Santa Cruz do Sul, mas que é comum nas salas de aula do Brasil inteiro e é fruto de uma sociedade profundamente marcada pela violência em todas as suas instâncias”, observou.