compartilhe >>

Professores fazem capacitação sobre pensamento computacional e robótica


Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 23/09/2017 23:58
Atualizado 24/09/2017 00:15

Geral   TECNOLOGIA LÚDICA

Professores das disciplinas de matemática e de informática das séries finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul estão participando de uma capacitação sobre pensamento computacional e robótica na Escola do Serviço Nacional da Indústria (Senai). O curso, que teve início nessa sexta-feira (22), é composto de encontros presenciais e atividades à distância, através do ambiente virtual, perfazendo um total de 50 horas.

De acordo com o instrutor, engenheiro Taiser Barros, o objetivo é capacitar os docentes na utilização da ferramenta Scratch, permitindo que eles utilizem o saber em sala de aula para promover o aprendizado dos alunos. O conteúdo abrange a utilização de tecnologias lúdicas para a criação de estórias, animação e jogos, viabilizando a inclusão digital e a aprendizagem colaborativa online. 

A oportunidade para os docentes da rede municipal, sem custo nenhum para o Município, surgiu  a partir de uma pesquisa. Barros, que é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE) da UFRGS, está desenvolvendo a tese Introdução ao pensamento computacional em sala de aula: promovendo a formação de professores por meio de uma comunidade prática. Ele tem sólida experiência em projetos de robótica educacional e na utilização de ferramentas de programação em sala de aula com alunos de diversas faixas etárias.

Para a secretaria municipal de Educação, Jaqueline Marques, a formação dá continuidade às ações de capacitação dos professores que já acontecem no decorrer do ano. “Isso agrega muito aos alunos. Envolvê-los em projetos que fazem uso de componentes eletrônicos programáveis, sejam robôs ou mesmo o computador, oportuniza a interdisciplinaridade e é um incentivo ao uso das tecnologias para uma educação mais dinâmica e moderna”, disse.

A capacitação será concluída em 2018 e, ao final, a Secretaria Municipal de Educação (SEE) promoverá um seminário para apresentação das atividades desenvolvidas nas escolas e socialização de experiências. Todos os professores receberão certificados.


Foto Divulgação
Conteúdo abrange a utilização de tecnologias lúdicas para a criação de estórias, animação e jogos
Conteúdo abrange a utilização de tecnologias lúdicas para a criação de estórias, animação e jogos