compartilhe >>

Vera Cruz tem dia de conscientização na Semana do Trânsito


Publicado 24/09/2017 10:00
Atualizado 24/09/2017 10:08

Geral   BATE-PAPO EDUCATIVO

O encerramento da Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, terá atividades de conscientização para o público jovem em Vera Cruz. Nesta segunda-feira (25), a programação será marcada por um evento de integração entre as entidades envolvidas no Sistema Nacional de Trânsito, empresas parceiras e estudantes do ensino médio. As atividades serão desenvolvidas na Praça José Bonifácio, com espaços de bate-papo nos quais as entidades farão ações de sensibilização e responderão a questões aos alunos.

Conforme o coordenador de Educação CFC Machado e coordenador Programa Trânsito Vida, Antonio Cesar Alves, as turmas de ensino médio das escolas Anchieta e Vera Cruz receberam orientações dos educadores de trânsito do CFC Machado para confecção de panfletos educativos que serão distribuídos em uma Blitz Educativa no dia do evento. O tema da Semana Nacional do Trânsito é “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

Além das dinâmicas de sensibilização as entidades participantes abordarão os seguintes temas:
| Protagonismo Juvenil e Blitz Educativa – Brigada Militar e Programa Trânsito Vida
| Normas de Circulação e Conduta para Pedestres e Sinalização de Trânsito – CFC Machado e Departamento de Trânsito
| Importância dos Equipamentos de Fiscalização para o Trânsito Seguro – Polícia Rodoviária Estadual e Kopp Tecnologia
| Acidentes de Trânsito Causas e Consequências – Bombeiros, SAMU e Hospital Vera Cruz
| Comportamento Seguro para Passageiros – Viação União Santa Cruz e ADAE 

Após os bate-papos, os jovens farão blitz educativa e ainda assistirão a uma simulação de resgate com bombeiros e Samu e a uma peça teatral do Teatrânsito.

A iniciativa é do Centro Formação de Condutores Machado em parceria com a Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros, Samu, Hospital, Prefeitura de Vera Cruz - através das secretaria de Cultura, Saúde e de Educação e Departamento de Trânsito - Programa Trânsito Vida, ADAE, Kopp Tecnologia, Óticas Diniz, 7º BIB, Viação União Santa Cruz, Escolas Anchieta e Vera Cruz.  

A estrutura do evento ficará ao cargo da Secretaria de Cultura, 7º Batalhão de Infantaria Blindado e CFC Machado. A programação será realizada das 8h30min às 16 horas. O evento é aberto também para visitação da comunidade.

SINOPSE
Teatro "Minha escolha faz a diferença no trânisto"
Marcelo é o filho mais velho dos três irmãos, com 18 anos, é o mais novo motorista da casa. A habilitação veio assim como a irresponsabilidade no trânsito. Mariah é a filha do meio, uma patricinha de 15 anos, que sonha em poder dirigir e ter seu próprio carro. Embora proibida de conduzir um veículo pela lei, isso não a impede de tentar. Marina é a caçula, a filha bajulada por todos, a sua principal missão é infernizar os irmãos e contar todas as irresponsabilidades para a sua mãe. Num final de semana, esses três irmãos precisam conviver sozinhos sem a mãe, isso não será uma tarefa fácil e muito menos agradável, já que os três vivem em atrito. Dentre todas essas brigas e discussões, a irresponsabilidade vem à tona. O principal debate é o comportamento destes jovens no trânsito.