compartilhe >>

Santa Cruz reverencia a Pátria com Desfile Cívico


Publicado 07/09/2017 09:32
Atualizado 07/09/2017 17:53

Geral Fotos   DIA DA INDEPENDÊNCIA

Neste dia, no ano de 1822, Dom Pedro proclamava a Independência do Brasil. Data importante para a história do país, ela é comemorada ano após ano em todos os estados brasileiros. As comemorações de 2017 em Santa Cruz do Sul iniciaram às 9h, com Desfile Cívico na Rua Ernesto Alves. 

Com a participação de cerca de quatro mil pessoas, o desfile terminou por volta das 12h. Após a caminhada, ocorreu a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do fogo simbólico, junto à estátua de ferro da Praça Siegfried Heuser.

Participaram do desfile as seguintes entidades e autoridades: Prefeito e Comandante do 7º BIB, Banda do 7º BIB, Comitiva da Oktoberfest, 23º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 2ª Cia Rodoviária de SCS, Guarda Municipal, Programa AABB Comunidade/SEE, as Emeis e Emefs do município, Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Clube dos Desbravadores, Misses de Santa Cruz, Comissão dos Festejos Farroupilhas / ATS – Associação Tradicionalista Santa-cruzense, Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Projeto Destinar, Pelotão Mirim, Escoteiros, Grupo Caminhando pela Saúde- ESF/UBS Arroio Grande e 7º BIB.

Protesto

A data neste ano não é marcada apenas por saudações à Pátria. Alunos da rede estadual de ensino aproveitaram o momento para protestar por um Brasil de valorização da Educação.

Com rostos pintados e segurando cartazes, jovens se manifestaram contra a corrupção e a favor dos direitos de estudantes e professores. "Um mundo novo depende de nós. Vocês políticos não nos representam", dizia um dos cartazes. Já em outro, a seguinte frase era estampada: "Bem-vindo ao espetáculo. Onde o Brasil é o circo e você o palhaço. Não aplauda esse show".

7 de Setembro promete levar milhares às ruas

Confira vídeo com alguns momentos do desfile: