compartilhe >>

Santa-cruzense desenvolve calcinha que dispensa absorvente descartável


Publicado 24/08/2017 09:58
Atualizado 24/08/2017 11:23

Geral   NOVIDADE

Por cerca de 40 anos da sua vida uma mulher tem, em média, 450 ciclos menstruais. O uso de absorventes higiênicos descartáveis representa, além do custo, um impacto ambiental pelo lixo descartado na natureza. Pensando nisso, empreendedoras gaúchas desenvolveram e iniciaram nesta quinta-feira (24) a venda de dois modelos de calcinha absorvente, lavável e reutilizável. As criadoras da marca Herself são as estudantes de engenharia química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a santa-cruzense Raíssa Kist e a leopoldense Nicole Zagonel. 

A calcinha Herself dispensa o uso de absorventes. Apesar de ter sido lançada, recentemente, a Pantys, como a primeira marca brasileira especializada no produto, as jovens afirmam que a Herself, que começou a ser desenvolvida em 2016, é a primeira calcinha absorvente totalmente desenvolvida no Brasil. "A tecnologia é nacional, priorizamos a mão de obra local, a matéria-prima é adquirida de fornecedores gaúchos e do Brasil", pontua Raíssa Kist.

O modelo de calcinha absorvente começou a ser desenvolvido no final de 2016, num processo de co-criação com diversas mulheres de diferentes estados brasileiros. Em maio de 2017 os modelos começaram a ser testados, no intuito de aperfeiçoar detalhes de corte e costura, testar a absorção e qualificar a ideia, o que ocorre até o mês de julho. Com isso, dois modelos começaram a ser comercializados. Um deles, para fluxo intenso, que equivale a três absorventes descartáveis. A outra, para fluxo moderado, equivalente a um absorvente. "O tempo de uso depende muito do fluxo, mas a média é de 12 horas, considerando a segurança e a saúde. Por isso foi muito importante o diálogo e o auto-conhecimento das mulheres na co-criação. Nos preocupamos com o conforto e também com a redução do impacto ambiental", enaltece a empreendedora natural de Santa Cruz do Sul, lembrando que a calcinha evita vazamentos e absorve a umidade.

A calcinha é formada por uma associação de tecidos tecnológicos, em camadas com diferentes propriedades. Esse tipo de produto já é comum em alguns países e ficou conhecido no Brasil, após uma empresa novaiorquina comercializá-lo pela internet.

A IDEIA
A criação da calcinha absorvente começou com a seleção das jovens em um projeto de empreendedorismo desenvolvido pelo Sebrae/RS e a Semente Negócios. Pela preocupação com a redução de impactos ambientais, as jovens apresentaram uma proposta com soluções para embalagens descartáveis. A iniciativa não deu certo naquele momento e continua em estudo, mas daí surgiu a criação da calcinha que dispensa o uso de absorventes descartáveis que, igualmente, têm impacto ambiental.

No desenvolvimento do produto, a empreendora explica que a camada em contato com a região íntima é composta é por um tecido tecnológico em 100% algodão (mais indicada por ginecologistas) que possui um toque seco, para evitar a sensação de umidade. A camada intermediária é composta por um tecido tecnológico ultra absorvente e com ação antimicrobiana, que irá reter toda a menstruação e garantir que você ficará longe de bactérias e fungos. A camada mais externa é impermeável para que não ocorram vazamentos.

DURABILIDADE
As empreendedoras calcularam que o tecido técnico especial é 100% efetivo até 48 lavagens. Isso equivale a, aproximadamente, dois anos. Após este período, o tecido não terá as mesmas características funcionais de quando era novo, mas isso não impede o uso do produto como uma calcinha comum.

VENDAS
As empreendedoras começaram a disponibilizar o produto em uma plataforma online nesta quinta-feira (24). A intenção é fazer essa pré-venda inicial, em uma plataforma de crowdfunding (financiamneto coletivo) e, na sequencia, oferecer o produto no próprio e-commerce. "Precisamos, primeiro, viabilizar a produção em escala", explica Raíssa. A sede da Herself é em Porto Alegre.

Quem quiser comprar, ao preço de R$ 75, pode acessar o site https://www.catarse.me/calcinhasherself?ref=project_link e receber o produto em casa. Dúvidas sobre lavagem e outras questões podem ser esclarecidas na página da Herself: https://www.herself.com.br/faq. Contato pelo e-mail: contato.herself@gmail.com .

LANÇAMENTO
A partir das 19h30min desta quinta-feira, no Espaço Origami (Castro Alves, 567, Independência Porto Alegre), ocorre o evento de lançamento das vendas da Herself, através de financiamento coletivo (crowdfunding). 

 


Foto Divulgação
Raíssa Kist e Nicole Zagonel desenvolveram tecnologia 100% brasileira
Raíssa Kist e Nicole Zagonel desenvolveram tecnologia 100% brasileira

Foto Divulgação
Calcinha absorvente foi aperfeiçoada em co-criação com mulheres de diferentes lugares do país
Calcinha absorvente foi aperfeiçoada em co-criação com mulheres de diferentes lugares do país